6a. Feira da Oitava da Páscoa

                        Atos 4, 1-12 ; SL  117; João 21,1-14.    

 

                “A Pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a Pedra Angular”. Esta é a afirmação de Pedro na 1ª, leitura e o refrão do Salmo 117. Jesus ressuscitado está presente no nosso meio Todo o Evangelho é uma grande proposta de conhecer Jesus e especialmente no tempo da Páscoa.

                  A 1ª. Leitura se encontra nos Atos dos apóstolos e nela vemos as reações das autoridades em relação àqueles homens simples que agora pela força do Espírito Santo se tornaram ousados. Por quê? Porque viram a Jesus Ressuscitado, viram o Senhor. Está em tempo de abrirmos os olhos para ver Jesus. Ser discípulo é procurar o Senhor, é buscar o Senhor, é ouvir o Senhor, é estar aberto ao Senhor; é querer fazer parte de sua comunidade. Não é por acaso que as pessoas estão neste grupo, elas foram chamadas.  Houve uma adesão,  uma preparação.

                 O  Evangelho  relata  a 3ª aparição  de Jesus aos  apóstolos e  está repleto de detalhes de alcance simbólico: a noite e a manhã, a rede que  não  se rompe,  nudez  e  veste de  Pedro,  navegação  e  margem. Durante  a   noite - tempo favorável para a pesca, não  pegam nada.  É a noite das trevas, na qual sentirão a ausência de Jesus, apesar de estar perto. Têm  de experimentar  o  fracasso,  sem  Jesus nada  podem.  A  manhã é o tempo da  graça  Senhor. A  rede que  não se rompe é  símbolo da unidade da Igreja. A  nudez  e veste  de Pedro  – seria um esforço de purificação,  antes de aproximar-se  de Jesus . . .  Em seguida a pesca e refeição em comum. Pede quem vem para dar, como pediu  à  samaritana. As fórmulas  são  eucarísticas.  É  Jesus  quem reparte o alimento.


http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1544746