2ª Feira da 6ª Semana da Páscoa

                         Atos 16, 11-15; Sl 149;; Jô 15,26 – 16,4ª

 

 

               Filipos  cidade que tinha o nome em honra a Filipe, o pai de Alexandre Magno, gozava dos privilégios e era administrada  segundo a lei de Roma. Mas seu privilégio maior é ser a primeira cidade européia a receber os mensageiros do Evangelho. Entre pagãs simpatizantes do judaísmo Lídia, comerciante de tecidos uxuosos tingidos em púrpura,  foi a primeira mulher cristã na Europa. É Deus que envia seu Espírito através de Paulo para que ela abra o coração, escute e aceite e se entregue à mensagem pedindo o batismo com toda a sua casa.

              O Espírito Santo é chamado Paráclito, que, em geral, significa Consolador, porque ele nos consola, nos encoraja, alivia com o seu socorro a nossa fraqueza. Foi ele quem anunciou o Cristo pelos profetas. Era Ele quem agia nos apóstolos. E é Ele quem, ainda hoje imprime o sinal na alma dos batizados. O Pai dá ao Filho, o Filho comunica  ao Espírito Santo. É o Espírito Santo quem  posibilita conhecer a verdade e aderir a  ela. Sem o Espírito Santo,  enviado por Jesus, é impossível encontrar o sentido da vida Ao enviar seu Espírito sobre nós o Senhor prova  que “ama seu povo de verdade”( Sl 149).


http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1600412