Liturgia da Palavra - Mt 5, 43-48

Jesus disse ainda:

- Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos." Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.

¨¨¨¨¨****¨¨¨¨****¨¨¨¨¨

COMENTÁRIO:

Deus nos criou a sua imagem e semelhança para que fôssemos perfeitos assim como Ele o foi. Mas, dentro de nossas limitações, buscamos a cada dia essa perfeição. É difícil, dolorosa, porém atingível.

Cristo nos mostra que para sermos filhos do Pai nós devemos amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem. Parece-nos o fim do mundo, com todo o orgulho que ainda nos ronda, ceder a alguma atitude de alguém que nos causou mal. Orar pelos que nos perseguem? Jamais! Não é assim que falamos? Se estiver errada consertem-me, por favor.

Porém, cada novo dia que nos é dado, é uma oportunidade que Deus nos concede para acertarmos, termos a chance de superar nossas limitações, de perdoar, de acolher, de amar incondicionalmente. Cristo não escolheu a quem amar, amou até os que o ofenderam, foi de capaz de no momento mais doloroso de sua existência pedir ao Pai que perdoasse aqueles que o pregaram na cruz, pois ainda estavam a caminho da perfeição.

O Filho de Deus deu-nos o exemplo para que assim fizéssemos. Então, fiquemos vigilantes e submersos em orações, a fim de que possamos AMAR NOSSOS INIMIGOS.

Pensemos nisso.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

ORAÇÃO:

Senhor, que nos dais a dádiva de cada novo dia,

faz que com que sejamos tuas testemunhas

capazes de amar incondicionalmente

buscando sempre a tão sonhada perfeição

e assim possamos, sem restrições, te chamar de PAI.

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 16/06/2009
Reeditado em 16/06/2009
Código do texto: T1651191
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.