Desanimo

Texto: Bíblia Sagrada.

Provérbios 15:13 O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.

Introdução:

Vivemos hoje numa época de grande dificuldade, a onde as pessoas não tem mais a chance em muitas das vezes de serem felizes, ou até mesmo, de terem alguém que possas confiar para poder ser o seu consolo. Quando falamos das dificuldades enfrentada na vida do ser humano procuramos sempre tentar achar motivos para que tal sofrimento seja amenizado, mas, contudo quando não achado este motivo vem logo o desanimo, pois não conseguimos suportar as preocupações, os problemas, as crises que se levantam contra nós.

É de certeza a todos que a pessoa que guarda a “um espírito” alegre tem uma resistência melhor para enfrentar as lutas do dia a dia, o espírito quando está alegre reflete no rosto da pessoa a esperança na vida, mas quando a tristeza vira um estado de espírito há um abatimento no individuo, um desanimo em todas as áreas da vida, a pessoa desanimada tem a porta aberta para outros males, o perigo é eminente ao se perder o bom animo para a vida, a pessoa desanimada perde tudo que já conseguiu para si, destrói a chance de ser novamente feliz e até mesmo é cometida de doenças que em muitas vezes não são diagnosticadas, ou mergulha em vícios, prazeres momentâneos, mas sempre estará com um desanimo profundo em sua vida.

O que produz o desanimo? São muitos os fatores, mas em todos os quadros vemos: a frustração, quando uma pessoa fica frustrada com alguém, com alguma pessoa ela perde o ânimo para prosseguir; um outro fator é falta de projetos, a pessoa fica em varias fazes de sua vida elaborando projetos que não dá certo então chega um momento que ela não sabe mais projetar nada para sua vida, pois perdeu o ânimo para desejar algo de bom para si, acha que não adianta projetar o bem porque o mal a vencerá; um outro fator que produz o desanimo é a traição, esta em qualquer esfera é mui prejudicial, porque vem de uma pessoa próxima e de muito estimada; algo que noto na vida das pessoas que sofrem de desanimo é que muitas delas chegaram a este estado por palavras ditas, pessoas que proferem palavras contrárias a projetos, sonhos, casamentos de outrem, isto é cruel, este proceder é maligno e mata o individuo interior de muitas pessoas. Mas em tudo por tudo somos mais que vencedores, e podemos vencer todo e qualquer tipo de desanimo que venha até nós, somos criaturas semi-iguais cheias de força e de graça, vamos contemplar dentro de uma sapiência espiritual como despertar este vencedor.

1) Frustrações com pessoas razão para o desanimo:

O homem é um ser social, é impossível para o homem viver sozinho, isolado do resto do mundo, só que se relacionar com as pessoas não é uma tarefa fácil, somos seres diferenciados na forma de pensar, na cultura, na ética, em gosto e em outros fatores do viver. Estas diferenças provocam choques, e tais choques várias vezes se transformam em frustrações, todos nós já passamos por frustrações e já provocamos estas em vários outros. Mas, contudo, vemos que algumas frustrações pessoais provocam desanimo a nosso ser, e logo ficamos nos sentindo da pior forma possível.

Neste caso temos que entender que estamos lidando com pessoas cheias de falhas como nós, e que estas falhas uma dia há superar a virtude desta pessoa (Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus) quando a São Paulo nos fala que todos pecaram, ele nos ensina que todos nós podemos cometer agravos e por este motivo somos carentes de Deus, para que venhamos nos tornar pessoas melhores. Mas quando somos feridos por alguém fica difícil entender este fato porque perdemos a razão, é errado tomar atitudes no auge da dor, no livro dos Salmos nos diz: (Salmos 4:4 Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.), a ira é um sentimento normal em situações de frustração, mas contudo temos de ter o equilíbrio para acalmar o coração e sossegar o nosso espírito. Quando não conseguimos esta equidade sofremos a frustração com a pessoa, e então perdemos a capacidade de nos relacionarmos, com todos, e isto, nos deixa doentes.

Apesar do sentimento de ira ser normal nestas horas, não podemos deixar com que ele venha ter domínio sobre nós, uma frase Bíblica nos diz “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” Efésios 4:26, esta frase demonstra de maneira clara o que ira faz, é como se estivéssemos olhando para o sol e desta forma ficamos cegos esquecendo de tudo o que aquela pessoa fez de bom para nós, ou dos sentimentos bons que tivemos por ela assim nos frustramos, e nos entregamos ao desanimo.

Quando passamos por frustrações com pessoas, é preciosos termos em nosso coração o sentimento de transparência com as pessoas e ir até elas e falar o que aconteceu e tentar remediar a situação. Jesus Cristo nos ensinou algo escrito em Marcos 11:25 “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas” o perdão nesta hora é a coisa mais certa a ser feita, que perdoa não se frustra com ninguém, e sem frustração não há desanimo, pois haverá sim motivo para se alegrar. Não mágica em relacionamento seja este íntimo ou não, se relacionar é muito difícil, mas conseguimos entender as pessoas dentro de suas diferenças vivemos melhores, é um conselho válido a ser lembrado o de S. Paulo em Efésios 4:32 de diz: Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Querer o bem mesmo depois de uma grande frustração é digno, irá te fazer uma pessoa melhor e terá em seu ser a essência divina, e contra o bem não há vencedor, S. Paulo também nos diz em Colossenses 3:13 “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”, suportar é trazer o amor à vida de outrem e na nossa também, é não desanimar em relação à vida e a ninguém.

Vá até a pessoa que te frustrou e te deixou desanimada e se reconcilie com ela, esta ação irá te fazer nascer de novo, e te fará muito bem, o ódio é a razão para várias doenças psicossomáticas, e muitas delas sobrevém o indivíduo pelo desanimo, seja uma pessoa melhor, volte a acreditar na vida, ater sonhos, projetos para o futuro.

2) Falta de projetos razão para o desanimo:

A pior guerra que o ser humano trava é consigo mesmo, acreditar em si é muito difícil, o mundo em vivemos colabora para que muitas pessoas vivam pensando que são fracassadas devido a grande concorrência e competição da vida, vivemos em épocas assombrosas a onde muitas pessoas tiveram seu sonhos roubados e desacreditadas por vários motivos, uns não tiveram a chance de estudar, outros não tiveram ninguém para apoiar; é verdadeiramente são vários os motivos.

Existe na Bíblia Santa um personagem que teve os seus projetos frustrados, por pessoas que não queriam que ele desse certo, pelo sentimento de inveja delas, pela falta de compreensão de seu sonho, pelas próprias circunstâncias da vida, este personagem é o patriarca José, a sua história esta descrita no livro dos Gênesis e podemos tomá-la como exemplo para nós.

José era filho de Jacob com Raquel (Gn 30.22-24), a vida dele era algo especial, pois Raquel não podia ter filhos, e este foi concedido por meio da fé de sua mãe. Nesta época as mulheres que não tinham filhos eram consideradas inferiores as de mais, José foi como um milagre para ela, além deste fato, os homens nesta época tinham mais de uma esposa e Jacob amava mais a Raquel que as outras, e logo deu a José todo o amor possível, isto claro, provocou ciúmes em seus irmãos.

Um dia José teve um sonho (Gênesis 37:5 Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Aí é que ficaram com mais raiva dele), não eram um sonho qualquer era um sonho de exaltação, a onde, ele demonstrava que seria exaltado e que tanto os irmãos como até mesmo o seu próprio pai ficaria de maneira abaixo dele, e isto provocou raiva em todos, e despertou e sentimento de inveja contrário ao seu sonho (Gênesis 37:11 Os irmãos de José tinham inveja dele, mas o seu pai ficou pensando no caso.), a inveja faz com que pessoa boa vire má, é mesmo.

Nisto ocorreu tudo que poderia acontecer de mal a qualquer pessoa, o sonho de José tornou para ele a razão de seu martírio. Os seus irmãos aproveitando de uma situação o pegaram e o lançaram numa cova, e pegaram a sua roupa sujaram-na com um sangue e falaram para o seu pai que ele havia morrido, mas estes o tinham vendido para ser escravo em uma terra distante (Gênesis 37:23-24 Quando José chegou ao lugar onde os seus irmãos estavam, eles arrancaram dele a túnica longa, de mangas compridas, que ele estava vestindo. Depois o pegaram e o jogaram no poço, que estava vazio e seco.), parecia que os seu sonhos tinham ido por água abaixo, mas José guardava em seu coração o sonho que Deus tinha lhe dado.

José foi levado para o Egito, e ali foi ser escravo em terra estranha, servindo um homem de autoridade chamado Potifa. José trabalha com grande ardor, e honestidade, isto faz com que Potifá confie nele, e lhe dá todo autoridade para administrar seus negócios, parecia que os seus sonhos iriam se concretizar, mas, contudo a vida a pronta mais uma vez com José, a mulher de Potifá se apaixona por José e tenta seduzi-lo, contudo José temia a Deus e foge da presença dela, mas ela faz um enredo para o criminar (Gênesis 39:17-18 Então, lhe falou, segundo as mesmas palavras, e disse: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio ter comigo para insultar-me; quando, porém, levantei a voz e gritei, ele, deixando as vestes ao meu lado, fugiu para fora.), dizendo que ele o tinha tentado agarrá-la, e Potifá o lança na prisão (Gênesis 39:20 E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão.), mas uma vez vimos que os sonhos de José foram roubados, e agora na prisão, de forma injusta, como poderia ele manter os seus sonhos.

É incrível como as coisas acontecem na vida de qualquer pessoa, quantas pessoas passam por isto no dia a dia, mas, a história não terminou para José, como também não termina para as pessoas que passam tais circunstâncias em suas vidas. José agora estava preso, o que fazer? Será que não seria melhor desistir de tudo? Não era melhor ser uma pessoa sem sonhos, sem projetos? José nos dá a resposta.

José continuou acreditando na pessoa que ele era, e isto, agradou a Deus e Deus foi com ele, e o ajudou da seguinte forma segundo o livro dos Gênesis 39:21 “O SENHOR, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro”, isto fez com que José continuasse a sonhar os sonhos de Deus para sua vida. E mesmo presos ele sempre fez o melhor, chegou um momento que ele controlava a prisão (Gênesis 39:22 o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali.), José continuava sendo o que ele sempre foi, mesmo em uma circunstância totalmente adversa. Depois de dois anos dele preso Faraó teve um sonho que ninguém conseguia interpretar, mas uns daqueles que serviam a Faro que tivera sido preso, e na prisão conheceu José que interpretou o seu sonho com sabedoria, o indica para Faraó que o manda chamá-lo.

José na presença de Faraó interpreta o sonho, e dá ainda um conselho para que as catástrofes sonhadas não acontecem, e naquele instante Faraó, o nomeio administrador do Egito (Gênesis 41:41 Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito.). Após deste fato a terra foi assolado por uma grande fome, e o Egito em meio a crise prosperou devido a sabedoria de José.

A fome chega até a família de José, e estes tem de irem até ao Egito para pegar o alimento (Gênesis 41:57 E todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José, porque a fome prevaleceu em todo o mundo.), desta forma o sonho de José se realiza, pois ele alimenta a todos aqueles que quiseram lhe destruir por inveja, e ainda foi aquele que lhe dera guarida no Egito, tendo estes a ele com governante.

Quando elaboramos projetos, não quer dizer que eles aconteceram rapidamente, e nem que será fácil realizá-los, dificuldades, é normal, José passou por estas dificuldades e venceu o desanimo que, creio eu, deve ter vindo até ele por várias vezes, mas ele não desanimou de ser ele mesmo, guardou a sua personalidade e o seu sonho, e conseguiu o transformá-lo em realidade, não desanime, não deixe se perder e nem viva como um fracassado, você é um vencedor.

3) Palavras que provocam desanimo:

As palavras! É incrível o que elas podem fazer, palavras constroem nações e as destroem, palavras dão vida aos moribundos, mas também lhes tiram o restante de vidas que estes os têm. Não que existem poderes místicos na fala de alguém, mas o poder é o choque que estas causam na vida do ouvinte (Provérbios 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.), umas palavras brandas, tranqüilas trás paz na vida daquele que a perdeu, com uma boa palavra podemos salvar vidas que estão em pleno desespero. Não há como calcular o valor de uma boa palavra, em Provérbios nos diz desta maneira (Provérbios 25:11 Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.), palavras de valor que trazem esperança e paz, tais palavras é como um carinho na alma de quem as ouve (Provérbios 24:26 Como beijo nos lábios, é a resposta com palavras retas.), as palavras segundo a Bíblia só deveriam sair de nossos lábios para o bem, e o que é estritamente necessário (Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.), edificar vidas com as palavras esta é razão de falarmos e comunicarmos, mas nem sempre é isto que acontece, pois vemos no provérbio inicial que a palavra dura suscita a ira, e com isto em vário casos o desanimo precedido da morte psicológica.

A palavra dita em momentos importunos podem trazer tristeza, desanimo a uma pessoa, leiamos o texto de Tiago 3:6 “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”, o fogo tem poder de destruir tudo que toca, quando a incêndio em uma mata vemos que destruição não se resume a apenas na mata, mas também a tudo que vive na mata, assim é a palavra errada, ela pode contaminar pessoas inteiras por toda vida, traumas são inevitáveis na vida de pessoas que foram feridas por palavras torpes.

Devemos ter cuidado com as palavras ditas e ouvidas, a Palavras nos ensina filtrar as palavras (Provérbios 14:15 O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente é atento para os seus passos), se nós absorvermos todas as palavras que vem em nossa vida não conseguiremos ter vida própria e sim teremos um viver feito por palavras de todos, e com isto perderemos a essência da nossa personalidade, e ficaremos descaracterizados e ficaremos com certeza em situação de desanimo.

Conclusão:

Somos frágeis, e vimos que podemos ter diversas situações que nos proporciona o desanimo, mas, contudo vemos que temos a chance de vencer este quadro deis que venhamos a estar em harmonia com o nosso homem interior e venhamos alcançar o equilíbrio em nossas ações, e acima de tudo acreditar que tem um poder inigualável em nossas vidas que nos trará sempre a alegria, animo que perdemos no meio do caminho (Salmos 59:16 Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã, louvarei com alegria a tua misericórdia, porquanto tu foste o meu alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.), Deus é a força dos que não tem mais força para viver, Ele é o que te guarda a cada momento dá tua vida, até naqueles em que você não quer ser guardado, o Senhor esta lá (Salmos 106:8 Não obstante, ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder.).

É claro que problemas existem e não há mágica para se livrar deles, mas, no dia da sua angustia, do seu desanimo procure Deus (Salmos 77:2 No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.), mesmo que tua alma recusasse a ser consolada Ele será o seu consolo (Salmos 31:7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias), Deus ouve a sua oração e ti anima em meio ao seu desanimo.