SAGRADA FAMILIA

Celebraremos no próximo domingo a festa da sagrada familia. Convém refletir um pouco sobre a riqueza, que é uma boa familia. É uma célula da sociedade onde vivem os grandes valores do Evangelho. É uma pequena "sociedade" de desiguais: idades e sexos, dons e talentos variados. A solidariedade e a partilha acontece de um modo natural, alicerçadas num amor sincero. Estamos sendo a familia ideal, ou muitas vezes falta harmonia e segurança em nossos lares. A festa do natal que celebramos está impregnada da alegria do nascimento do "Principe da paz".

Sabemos pouco sobre a vivência da sagrada familia. O evangelho nos conta que Jesus " ia crescendo em sabedoria diante de Deus e dos homens" ( lucas 2,52) Jesus foi um judeu praticante, fiél ao Deus de israel e morreu na cruz como judeu, em favor do seu povo e de toda humanidade. É bom agente lembrar dessas coisas. Essa familia tão fundamental para a nossa fé, alimentava sua confiança em Deus na pratica sincera do judaismo.

A familia é uma célula de uma sociedade baseada na paz e na justiça. A familia de nazaré enfrentou desde o inicio dificuldades e perseguições, tiveram que emigrar por causa das ameaças à vida de Jesus. Unidos conseguiram vencer os obstaculos. Nossas familias enfrentam muitas dificuldades e desafios. O preparo para o matrimônio é muito sério. Começa em casa, desde cedo. o estado e a comunidade devem ajudar os jovens nesta preparação, para que tenham esta união que levaram a famiia de nazaré a vencer sempre juntos todas as dificuldades.