Bálsamo na Palavra, Refúgio em Deus, meu Salvador

Nas horas de angústia e de dor, amparo-me no Livro dos Livros para buscar o meu refúgio. O Senhor e a Sua Palavra me sustentam em tempo de provação. E, porque creio em Jesus, sei que serei salva eu e minha família. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família.” (Atos dos Apóstolos 16,31)

Neste momento oro por todas as pessoas e famílias do mundo inteiro. Que tudo seja para a glória de Deus e salvação de nossas almas. Amém.

Excertos Bíblicos

Isaías 5,20-24:

20.Ai daqueles que ao mal chamam bem, e ao bem, mal, que mudam as trevas em luz e a luz em trevas, que tornam doce o que é amargo, e amargo o que é doce! 21.Ai daqueles que são sábios aos próprios olhos, e prudentes em seu próprio juízo! 22.Ai daqueles que põem sua bravura em beber vinho, e sua coragem em misturar licores; 23.(ai) daqueles que, por uma dádiva, absolvem o culpado, e negam justiça àquele que tem o direito a seu lado! 24.Por isso, assim como a palhoça é devorada por uma língua de fogo, e como a palha é consumida pela chama, assim a raiz deles sucumbirá na podridão e sua flor voará como a poeira, porque repudiaram a lei do Senhor dos exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel.

Isaías1, 17-20

16.lavai-vos, purificai-vos. Tirai vossas más ações de diante de meus olhos. 17.Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido; fazei justiça ao órfão, defendei a viúva. 18.Pois bem, justifiquemo-nos, diz o Senhor. Se vossos pecados forem escarlates, tornar-se-ão brancos como a neve! Se forem vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã! 19.Se fordes dóceis e obedientes, provareis os melhores frutos da terra; 20.se recusardes e vos revoltardes, provareis a espada. É a boca do Senhor que o declara.

Isaías 10, 24-27

24.Por isso o Senhor Deus dos exércitos disse: Povo meu, que habitas em Sião, não temas o assírio que te castiga com a vara, e brande seu bastão contra ti, como outrora os egípcios. 25.Porque dentro de muito pouco tempo meu ressentimento contra vós terá fim e minha cólera o aniquilará. 26.O Senhor Deus dos exércitos vibrará o açoite contra ele como quando feriu Madiã no penhasco de Oreb, e quando estendeu seu bastão sobre o mar, contra o Egito. 27.Naquele tempo, o peso que ele te impôs será tirado de teus ombros, e o seu jugo desaparecerá de teu pescoço... Ele avança pelo lado de Rimon,

Isaías 12 Cântico de libertação

1.E dirás naquele tempo: Eu vos rendo graças, Senhor, porque vos irritastes; vossa cólera se aplacou e vós me consolastes. 2.Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi o meu salvador. 3.Vós tirareis com alegria água das fontes da salvação, 4.e direis naquele tempo: Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei que suas obras sejam conhecidas entre os povos; proclamai que seu nome é sublime. 5.Cantai ao Senhor, porque ele fez maravilhas, e que isto seja conhecido por toda a terra. 6.Exultai de gozo e alegria, habitantes de Sião, porque é grande no meio de vós o Santo de Israel.

Hebreus 10, 12-39

12. Cristo ofereceu pelos pecados um único sacrifício e logo em seguida tomou lugar para sempre à direita de Deus,

13. onde espera de ora em diante que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés (Sl 109,1).

14. Por uma só oblação ele realizou a perfeição definitiva daqueles que recebem a santificação.

15. É o que nos confirma o testemunho do Espírito Santo. Depois de ter dito:

16. Eis a aliança que, depois daqueles dias, farei com eles - oráculo do Senhor: imprimirei as minhas leis nos seus corações e as escreverei no seu espírito,

17. acrescenta: dos seus pecados e das suas iniqüidades já não mais me lembrarei (Jr 31,33s).

18. Ora, onde houve plena remissão dos pecados não há por que oferecer sacrifício por eles.

19. Por esse motivo, irmãos, temos ampla confiança de poder entrar no santuário eterno, em virtude do sangue de Jesus,

20. pelo caminho novo e vivo que nos abriu através do véu, isto é, o caminho de seu próprio corpo.

21. E dado que temos um Sumo-sacerdote estabelecido sobre a casa de Deus,

22. acheguemo-nos a ele com coração sincero, com plena firmeza da fé, o mais íntimo da alma isento de toda mácula de pecado e o corpo lavado com a água purificadora (do batismo).

23. Conservemo-nos firmemente apegados à nossa esperança, porque é fiel aquele cuja promessa aguardamos.

24. Olhemos uns pelos outros para estímulo à caridade e às boas obras.

25. Não abandonemos a nossa assembléia, como é costume de alguns, mas admoestemo-nos mutuamente, e tanto mais quando vedes aproximar-se o Grande Dia.

26. Depois de termos recebido e conhecido a verdade, se a abandonarmos voluntariamente, já não haverá sacrifício para expiar este pecado.

27. Só teremos que esperar um juízo tremendo e o fogo ardente que há de devorar os rebeldes.

28. Se alguém transgredir a Lei de Moisés - e isto provado com duas ou três testemunhas -, deverá ser morto sem misericórdia.

29. Quanto pior castigo julgais que merece quem calcar aos pés o Filho de Deus, profanar o sangue da aliança, em que foi santificado, e ultrajar o Espírito Santo, autor da graça!

30. Pois bem sabemos quem é que disse: Minha é a vingança; eu a exercerei (Dt 32,35). E ainda: O Senhor julgará o seu povo (Sl 134,14).

31. É horrendo cair nas mãos de Deus vivo.

32. Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes.

33. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar.

34. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis.

35. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa,

36. pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos.

37. Ainda um pouco de tempo - sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará.

38. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s).

39. Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação!

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 01/04/2011
Código do texto: T2883766
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.