Matança de Realengo. Tragédias em que o ser humano vive, procedem do sentimento que emanam de seu coração.

No ultimo dia 07 de abril de 2011, às 8 horas e trinta minutos, numa manhã de quinta-feira na Zona Oeste do estado do Rio de Janeiro, no bairro denominado Realengo, mas detalhadamente em um lugar donde a alegria e a correria de infantis preenchiam os períodos diurnos num espaçamento de aproximadamente de quatro décadas na Escola Municipal Tasso da Silveira, ocorrem os estampidos que exaltariam a dor e tristeza dos que entenderiam e, absorveriam o sofrer tenaz de crianças que deixariam de preencher lugares em suas famílias, em suas casas e nos corações de milhares que sangrariam juntamente com eles, mesmo não sendo alanceados como tais.

Tendo um algoz de nome Wellington Menezes de Oliveira, a lastima de maneira eqüilátera invade o coração do mundo. Este sentir traz a indignação e comoção social de uma sociedade que tem como triviais ações de dores e lamentos em diversas esferas do viver. O cenário atípico de uma matança em uma instituição educacional deu magnitude à tragédia, mas, contudo, tais cenas acontecem todos os dias no mundo inteiro; infanticídios provocados de maneiras diversas: por armas; pelas guerras; pela fome; pela política; pela falta de oportunidades; pela pedofilia; por mutilações educacionais e pelo descaso de todos.

Ao olhar uma planta que orna a vista, não se deve apenas pensar na planta crescida, mas sim na semente que foi enterrada, morta para que depois houvesse a germinação e o aflorar de tal planta. No mesmo modo as ações deste mundo não surgem de forma “ex nihilo”. As ações são frutos de atitudes que o ser humano toma, e se apóia para reconstruir uma sociedade.

Em momentos como estes em que fizerem o lagrimejar de almas é natural o questionamento das políticas públicas, da existência do ser, da maldade e de Deus. Muitos em seu afã de atribuir culpas para que haja razões escolhem a Deus como culpado, mas na verdade a maldade brota do coração da humanidade (Mateus 15:19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.), o “ente” que foi criado para ser a imagem de Deus se aparta deste, para se tornar um ser informe, desfigurado, deformado etc.

A humanidade é responsável por si mesma (Tiago 1:13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.), não é Deus que estimula o mal, ou o faz acontecer neste Mundo, pois o Mundo é de responsabilidade do ser humano (Salmos 115:16 Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.). O ser humano é tentado pela sua própria cobiça (Tiago 1:14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.), a sedução que levou o Wellington Menezes de Oliveira a matar não é clara, as suas idéias eram desconexas, a penas a atrocidade dele é clara, a sedução que é clara aqui é de quem forneceu a arma a ele. Em uma entrevista de um colega de escola que estudara com o antagonista deste terror fica claro outra sedução, a de humilhar, a de não respeitar a alteridade do seu próximo, prática esta comum nas escolas do mundo inteiro. Este dizia em entrevista que Wellington Menezes de Oliveira era estranho e os colegas de escolas diziam que em um dia este objetivaria a matar todos, pois este tinha uma lista com diversos nomes. Ações que só culminariam em um sentimento doentio, fatores que corroboram com o desfeche trágico da Matança de Realengo (Tiago 1:15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.).

Não há como mudar ou apagar as dores desta vida, o ser humano tem se destruído a cada momento do seu viver, pois tem mergulhado em seu mundo vazio, frio e sombrio (Isaías 59:7 Os seus pés correm para o mal, são velozes para derramar o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; nos seus caminhos há desolação e abatimento.). Existe na sociedade uma grande fatia gananciosa que por dinheiro nega toda sorte de virtude e deixa com que fatores preponderantes contribuam com as atrocidades do viver (Jeremias 22:17 Mas os teus olhos e o teu coração não atentam senão para a tua ganância, e para derramar o sangue inocente, e para levar a efeito a violência e a extorsão.), a necessidade de mudar os valores desta sociedade para evitar estas tragédias da humanidade.

A problemática da maldade humana sempre existiu e, Deus tem em seu interior o anseio em mudar este quadro e, pode ser visto nos escritos de Jeremias 4:14 Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos? Estas palavras hoje são direcionadas a humanidade, não apenas a Jerusalém. É preciso que haja uma retrospectiva dos atos humanos para que a sociedade mude de rumo para que tais males não a assolem mais (Isaías 55:7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.). Para isto é necessário que a sociedade deixe de atribuir culpas e, enxerguem o seu mau (Mateus 23:26 Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!), deixar o farisaísmo é o que deve ser feito para que da sociedade deixe de surgir ações putrefaças, que causam repúdio e nojo como esta (Mateus 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!), os problemas surgem do interior da alma da sociedade.

É bem certo que todos nestas horas póstumas desejariam a ausência deste mau, mas, contudo, isto não é possível. Aceitar apenas sem crescer nenhum sentimento é impossível. A sociedade deve mudar a sua mente, para renovar este Mundo cheio de maldade (Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.). Só haverá mudança, quando houver a mudança da intelectualidade desta humanidade; uma mudança de atitude para viver a boa, agradável vontade de Deus, que não é a morte com morte, mas sim a vida em abundância (João 10:10b ...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.), o verdadeiro viver do homem está naquEle em quem tem sido desprezado por ela no Deus que dá a vida (1 João 5:20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna).