Andando em círculo

Alguma vez na vida alguém já deve ter dito: Parece que estou andando em círculo! Pode acontecer da pessoa sequer perceber e continuar andando sem sair do lugar. Isso aconteceu com o povo de Israel no deserto a caminho da Terra Prometida. Eles rodearam por muitos anos o monte de Seir (Dt 2:1) até que o Senhor disse a Moisés: "Vocês já caminharam bastante tempo ao redor destas montanhas; agora andem para o norte". (Dt 2:2). Isso aconteceu por causa da desobediência do povo. O Senhor pedia e eles não obedeciam.Mas graças a misericórdia do Senhor eles pararam de andar em círculo para rumar por um novo caminho - para o Norte - até hoje há uma maneira de dizer que o caminho para o norte é o caminho certo, há inclusive o verbo nortear. Passou aquela época de Moisés, depois vieram juízes, reis e o povo continuava desobedecendo até pararem no exílio, séculos se passaram e Jesus veio ao mundo para nos nortear e deixarmos de andar em círculo, eis uma nova aliança, o caminho da salvação através Dele. Jesus ressuscitou, assuntou aos céus, mais séculos e milênios se passaram até chegarmos a época atual e ainda tem gente que anda em círculo! Significa que o homem continua desobediente e enquanto não fizer a vontade de Deus não sairá do lugar. Andar em círculo também equivale a ter uma vida estagnada, estacionada, mesmo que sejam palavras que conotem paralisia, a pessoa anda, anda e nada muda, nada evolue, não dá frutos e toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo (Mateus 7:19).

Quantos jovens por aí que estão em relacionamentos que não progridem e vivem pecando e nunca se acertam. Alguns acabam terminando, mas ficam voltando, terminando, e depois voltando ou ainda que fiquem juntos não amadurecem ao ponto de poder casar. Isso é um exemplo claro de andar em círculo, ou melhor, de desobediênica. Enquanto não parar, observar e pedir perdão a Deus e um direcionamento continuarão rodeando os montes de Seir.

Há casos de uma pessoa querer uma promoção no emprego, mas não consegue. Enquanto todos vão subindo de cargo, alguém sempre fica pra trás. Ela não acredita que as fofocas, as mentiras, as puxadas de tapete que ela dá para se dar bem estão prejudicando-a e a tudo isso Deus vê e enquanto essa pessoa não se corrigir vai ficar estagnada. Mas a pessoa não fica desamparada nesse período, o Senhor tem um tratar particular com ela que vai aprendendo como agir e também aprende a obedecer a voz do Senhor. E quando a pessoa consegue finalmente seguir para o norte, não poderá deixar de ouvir pois pode achar que a primeira promoção ou cargo será dela, como pode ter achado o povo no deserto, tanto que o Senhor disse: "Não perturbem os moabitas nem os provoquem à guerra, pois não darei a vocês parte alguma da terra deles, pois já entreguei a região de Ar aos descendentes de Ló". (Dt 2:9) Ai você pode se perguntar: o que isso tem a ver comigo? Tem tudo a ver. Não era pros israelitas tomar a terra dos moabitas, não era a terra prometida, essa ainda não tinha chegado. Da mesma forma que não é a primeira vaga ou promoção que será sua, ela virá e o próprio Senhor a indicará e nada lhe poderá tirar, pois da mesma forma o Senhor indicou qual terra deveriam atacar, conforme está no versículo 14 do mesmo capítulo: "Vão agora e atravessem o ribeiro do Arnom. Vejam que eu entreguei em suas mãos Seom o amorreu, rei de Hesbom, e a terra dele. Comecem a ocupação, entrem em guerra contra ele.

Andar em círculo não é o que Senhor deseja para nós, Ele quer que o obedeçamos.Mas nós somos teimosos e queremos agir por conta própria e acabamos caindo num círculo vicioso e não saimos dele até quebrar nosso orgulho e admitir que o que Deus tem para nós é o melhor. Sigamos para o Norte e deixemos de andar para o leste depois sul e o oeste num eterno círculo.

15/06/2011

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 15/06/2011
Código do texto: T3036000
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.