A voz de Deus no Casamento

Tema: Consagração pelo matrimônio.

Texto do tema

Daniel 10: 2. Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. 3 Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras.

Texto base

Daniel 10: 12. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.

Introdução

O livro do profeta Daniel foi escrito em momentos de dores e lamentos, a onde o povo de Israel era perseguido por seus opressores. Daniel foi levado para o cativeiro babilônico aproximadamente em 587 a.C. onde ocupou uma posição de destaque no governo, mas contudo, no livro que recebe o seu nome, aponta para sua vida de oração a prol de seu povo.

O livro é dividido em duas partes que relatam: 1. Histórias a respeito de Daniel e de alguns dos seus patrícios, que estão vivendo na Babilônia, para onde foram levados como prisioneiros. Eles continuam firmes na sua fé em Deus e obedecem às suas leis, e por isso Ele os salva do sofrimento e da morte. 2. As visões de Daniel, que tratam de vários impérios que aparecem e depois desaparecem. Essas visões deixam bem claro que os perseguidores serão derrotados e que a vitória final será do povo judaico.

Neste estudo sobre a “consagração pelo matrimonio” a base textual está na segunda parte do livro no capítulo 10, donde nos deparamos com um Daniel idoso, passando dos oitentas anos, haja vista que Ciro começa a reinar em 539 a.C. A idade avançada do profeta não impediu de orara e jejuar por 3 semanas como nos menciona o texto Bíblico (Daniel 10:2-3). Esta oração é um ato de batalha espiritual devido a alguns transtornos que o povo de Israel estava passando. O que este texto fala sobre vitória no casamento?

1. O casamento é espiritual

O casamento não nasce do ímpeto sexual do homem e da mulher, mas nasce no plano de Deus, para que o homem e a mulher não ficassem sozinhos (Gênesis 2:18 ¶ Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.). Assim aquele que acha o conjugue é inserido na bem-aventurança de Deus (Provérbios 18:22 ¶ O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR.).

O amor conjugal é comparado com o amor espiritual de Cristo com a sua Igreja (Efésios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela); o casamento é o amor de Deus ao mundo, pois através desta instituição Deus preserva a humanidade. O casamento é uma instituição formada por Deus, mediante a este motivo recebe ataques satânicos.

2. Os Ataques no matrimonio

Sendo o matrimonio uma instituição de Deus, ele receberá ataques e impropérios de Satanás para que venha ser abalado e, até mesmo desacreditado, as escrituras alertam (1 Pedro 5:8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar), o diabo é o opositor de todo o propósito de Deus em favor da humanidade.

O Diabo atuará nos matrimônios mediantes as portas abertas dentro do próprio relacionamento (Eclesiastes 10: 8. Quem abre uma cova nela cairá, e quem rompe um muro, mordê-lo-á uma cobra.), os problemas conjugais surgem de atitudes erradas que os casais tomam. Algumas delas estão escritas em (Gl 5: 19-21 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.) não se deve deixar tais coisas criarem raízes no leito matrimonial (Hebreus 13:4 Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.).

Quando o matrimonio é atacado o casamento, os filhos, a parentela, a igreja, as sociedades são afetadas pelas tristezas do casal, Deus fez o casamento para ser infindável (Marcos 10:9 Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.), mas o que fazer quando o matrimonio está ameaçado?

3. Vencendo o ataque ao matrimonio

Quando o matrimonio é ameaçado dever-se-á a lutar contra tal ameaça. Entretanto a ameaça deverá ser enfrentada no mundo espiritual (Efésios 6:12 porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.). Foi demonstrado que o casamento é uma instituição espiritual e, que recebe ataques espirituais, então a forma mais eficaz de salvar o matrimonio é lutar espiritualmente por ele.

O texto do tema relata (Daniel 10: 2 Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. 3 Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras.), trazendo para o matrimonio a esperança de salvação inicia no ato de fé, em se consagrar pelo matrimonio, Daniel entrou pela sua consagração em uma Batalha Espiritual pelo seu povo, e você através da consagração entrará em Batalha Espiritual pelo seu casamento.

Numa Batalha se entra determinado a pelejar quanto for preciso (Daniel 10:13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.), pois o inimigo é perseverante, não desiste, é valente (Lucas 11:21 Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem.) e não quer perder o seu território, destarte o Senhor ouviu a sua primeira oração como foi com Daniel (Daniel 10: 12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.), não desistas de orar pelo seu matrimonio, mesmo que por várias vezes pareça que Deus não esteja lhe ouvindo, mas a suas palavras ditas em oração são ouvidas e podem ser respondidas (Mateus 7: 7 ¶ Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 10 Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?), quem ora ouvirá a vox Die in matrimonio.

Conclusão

É bem certo que se deve fazer a consagração pelo matrimonio pois quem faz terá armas poderosas para aniquilar a influencia maligna no casamento (2 Coríntios 10:4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas), o inimigo é valente e tem armas, mas Cristo é o que toma todos os seus bens para restituir o que foi roubado(Lucas 11:22 Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava e reparte os seus despojos.), então consagra-se a Cristo e seja um vencedor em seu matrimonio.