Como ter um namoro debaixo da vontade de Deus

Rm. 13: 14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

É uma grande dúvida no coração daquele que começa namorar, de ter um namoro debaixo da vontade de Deus. Nas Santas Escrituras apontam ao proceder de uma vida debaixo da vontade de Deus em todas as áreas, inclusive no namoro. Serão mostradas cinco dicas que poderão guiar aquele que começa namorar a reger sua vida debaixo da vontade de Deus.

1ª Dica: Os Frutos

A palavra de Deus nos aconselha (Mateus 7: 20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis), é importante assim que começar o namoro observar os frutos, do moço e da moça, se os frutos são maus é porque a árvore é má. Cuidado com o plantar pois, o que plantares será o que colherás (Mateus 7:16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?).

2 ª Dica: A Paz

A Paz de Deus deve ser o nosso árbitro (Col. 3:15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.). O árbitro é aquele que é escolhido por um tribunal ou pelas partes interessadas para dirimir uma questão; ou seja, é o juiz. Então se o namoro for algo que tire a paz, traga inquietações, tribulações e toda sorte de dores, esse relacionamento não esta inserido no Reino de Deus, (Romanos 14:17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.) mesmo que o casal, saía, divirta-se; este namoro não está inserido no Reino de Deus, se não houver paz.

3ª Dica: É paixão ou amor?

Um outro aspecto relevante é a questão da diferença entre amor e paixão. Às vezes nos envolvemos numa paixão e nos machucamos achando que é amor. Paixão é algo avassalador, que nos leva a perder a razão, a lógica e até o temor de Deus. O amor, ao contrário, já é um sentimento maduro e consciente, nasce aos poucos, se desenvolve com o tempo e vai se fortalecendo diante das dificuldades. A paixão é algo passageiro, não resiste à distância, esfria, não espera. O amor, ao contrário, permanece “o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta” (I Cor. 13:07).

4ª Dica: Enriquecimento

O namoro quando é de Deus proporciona crescimentos espirituais, sentimentais e na vida social. É impossível que o Senhor que lhe ama não cuide de ti (Prov. 10: 22 A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.). Muitos jovens têm feito escolhas que lhe proporcionam desgosto em suas vidas, ou seja, surge um sentimento de quem se sente ofendido, traído, humilhado; mágoa. Deus não quer isto, Deus quer que o seu namoro seja benção.

5ª Dica: Convicção

Numa cultura relativista a incerteza é o mais certo do que ter certeza de algo, entretanto Deus é Deus de certeza, e espera que os seus seguidores sejam pessoas de convicção. A Bíblia nos ensina (Mateus 5:37 Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.), desta forma é também no namoro. O jovem deve procurar se relacionar com a pessoa certa, o que é de Deus é certo, o que é incerto tem procedência maligna, e causará juízo na vida do indeciso (Tiago 5:12 Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim , e o vosso não não, para não cairdes em juízo).