Limites do Espírito Santo

I Reis 1:30

“Que, como te jurei pelo SENHOR Deus de Israel, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono, em meu lugar, assim o farei no dia de hoje.”

A Bênção está sobre o servo que busca ao Senhor. Davi é exemplo disso, ele fez a “revolução” em Israel, venceu grandes batalhas, venceu os filisteus, e o principal: estabeleceu a Obra de Deus em seus dias. Então, Davi envelheceu e chegou o momento de passar o trono para um de seus filhos. Os três mais velhos já estavam mortos. Após Absalão (que havia morrido) nasceu Adonias, que era então, o mais velho.

Conforme a razão humana o trono seria por direito de Adonias, mas havia uma promessa sobre a vida de Salomão (também filho de Davi).

Adonias nunca havia sido advertido pelo pai Davi, era considerado preparado aos olhos humanos para assumir o trono, mas não tinha as qualificações espirituais. O Senhor nessa hora, quer de nós o espiritual, os olhos voltados para a Eternidade, uma vida de busca, de santificação, por que o Senhor conhece-nos por inteiro. O Senhor não quer de nós sabedoria humana, qualificação no conhecimento humano, mas sim qualidades espirituais, assim como Salomão possuía.

Adonias organiza uma “revolução”, convida alguns aliados e faz um jantar fora dos limites de Jerusalém consagrando-se rei, sem o consentimento de seu pai Davi. Adonias guardava revolta em seu coração. Quando o homem sai dos limites do Senhor, ele passa a fazer sua vontade carnal e sem o consentimento do Pai, sai da revelação... Mas, o profeta Natã orienta Bate-Seba (mãe de Salomão) que faça saber o rei Davi o que se passava, e então o rei Davi constitui Salomão a rei em seu lugar naquele mesmo dia.

A Bênção na vida do servo vem através da busca, de uma vida dedicada ao Senhor. Há uma promessa do Senhor sobre nós, que ninguém pode tirar, a não ser nós mesmos. Se escolhermos viver no limite do Senhor, cumprindo Suas orientações, as Bênçãos vêm naturalmente, “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será acrescentado!” Glória a Jesus!

Adonias então temeu a Salomão e recebe uma chance. Salomão lhe disse: “Vai para tua casa”. O Senhor, a todo o momento nos dá novas chances de mudarmos de vida, de nos redimirmos, de assumirmos nossa culpa, pedir perdão e mudar para melhor.

Mas, Adonias, tempos depois pede que lhe seja dada por mulher Abisague, uma moça, pura que dormia com o rei Davi para aquecê-lo, mas ele não a conhecia. Então, Salomão compreende que ainda havia revolta no coração de Adonias, pois ele queria tirar algo que era do rei. Abisague é tipo da Igreja fiel, pura, que pertence somente ao rei.

Podemos fazer uma comparação entre esses dois irmãos e suas escolhas. Adonias trazia um peso em seu coração (revolta), saiu dos limites de Jerusalém e declarou-se rei, além disso quis para si algo que pertencia ao rei. Teve somente prejuízo: Morte.

Salomão com uma vida de busca e qualidades espirituais, teve uma promessa sobre si, foi coroado rei, por seu pai. Teve um sonho, onde Deus dizia para ele escolher o que quisesse e lhe seria dado, ele poderia escolher reinos, riquezas, mas pediu: Sabedoria. Seu reinado foi de Paz, sem guerras, foi um reinado de Sabedoria.

Hoje nós podemos escolher, pois se estamos aqui é por que recebemos uma nova chance do Senhor. Queremos ser como Adonias ou como Salomão? Podemos assumir nossa culpa, nossos erros, pedir perdão e mudar de vida. Podemos ter uma vida cheia de qualidades espirituais, basta escolhermos.

Ghane Kelly Gianizelli
Enviado por Ghane Kelly Gianizelli em 04/02/2012
Reeditado em 07/08/2014
Código do texto: T3480375
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.