Missa

Missa- A comunidade se Reúne para Celebrar a vida

Missa é a reunião da família de Deus que louva e agradece, pede perdão e se alimenta com o corpo de Jesus.

É uma grande festa da qual devemos participar e não apenas assistir.

Vamos entender um pouquinho o que acontece na Missa.

1- Entrada - É a procissão do povo de Deus A que se dirige á casa do pai. Todos estão alegres e cantando.. Entrada do celebrante e seus acompanhantes.

2- Saudação - No inicio da Missa o padre faz uma pequena saudação, cumprimentando os participantes.

3- Ato Penitencial - Para participar da celebração devemos estar com o coração bem limpo, sem nenhum pecado, por isso pedimos perdão a Deus.

4- Sabemos que Deus sempre nos perdoa. Nós o louvamos cantado ou rezando o Glória.

5- Leituras- Até agora Deus nos ouviu. É a nossa hora de ouvir a Deus ouvindo as três leituras tiradas da bíblia.

6- Homilia – Depois das leituras o padre faz uma homilia (reflexão) onde explica a mensagem das leituras da bíblia.

7- Nós acreditamos nas coisas de Deus, por isso rezamos o credo..

8- Na oração, a comunidade faz seus pedidos (suas Preces)

9- Ofertório- Está na hora de preparar a mesa para o grande banquete. Além do pão e do vinho ,oferecemos tudo o que somos e temos.

10- Na oração Eucarística - O pão e ovinho são transformados no corpo e no sangue de Jesus Cristo, no momento da consagração.. Somente o padre consagra quando é celebração a Eucaristia já está consagrada .

11- Pai nosso – ë a oração que Jesus nos ensinou.

12- Na oração pela Paz, pedimos pela unidade e pela paz.

13- Saudação da Paz é a hora de desejar ao irmão a paz de cristo.

14- Cordeiro de Deus - Ë a oração que nos diz que só cristo pode perdoar os nossos pecados.

15- Comunhão - É a hora da refeição, onde o próprio cristo é o nosso alimento. Comungando, nós também nos comprometemos com toda a humanidade que sofre e se alegra.

16- Ação de graças - Por causa de tudo o que temos e somos nós agradecemos ao senhor.

17- Despedida - O padre dá benção e se despende. Só que a missa não deve terminar ai.. Ela deve continuar durante a semana, lembrando- nos do que celebramos. Qual o compromisso que devo assumir, nesta semana, depois de participar da missa? Tenho que levar a mensagem adiante.