A Boa Nova de Jesus (Mateus 23, 23-26)

"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça,a misercórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem contudo deixar o restante. Guias cegos! Filtrais um mosquito e engolis um camelo.

25 Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo.

Palavra da Salvação - Glória a vós, Senhor!

Comentário por Elian Bantim

Queridos irmãos e irmãs,

Esta passagem é o prosseguimento do Evangelho do dia 27. A sequência de críticas de Jesus aos fariseus é bem contudente. Os observadores da lei eram implacáveis. O interior deles é igualmente sepulcros caiados, limpinhos por fora e podres por dentro. Achavam-se justos, puros, perfeitos.

O amor ao próximo era o que Jesus mais prezava e pedia a todos que assim fizessem. Mas os escribas e fariseus não se importavam com a dor e com o sofrimento dos mais necessitados. Lembro-me aqui da passagem de Coríntios: Ainda que eu fale a língua dos anjos, sem amor nada adianta. Isso era típico desse grupo de malfeitores. Para eles o que importava era o lucro, a prática da justiça era descartada.

Meditando esse Evangelho, peçamos a Deus que nos dê um coração limpo, livre de hiprocrisia e de iniquidade. Que façamos da nossa vida diária uma vida de oração e amor ao próximo. Peçamos forças ao Pai do Céu, sabedoria ao Filho Jesus e discernimento ao Espírito Santo, para sermos fiéis nos seus ensinamentos.

Assim seja!

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 28/08/2012
Reeditado em 10/09/2022
Código do texto: T3853317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.