Omitindo-se





Lavando as mãos quando solicitado a decidir sobre o destino do Mestre amado Pôncio Pilatos entrega desta maneira, ao povo, a decisão mais importante de toda a nossa história. Em momento algum arrependeu-se da sua atitude; pelo menos nunca o demonstrou.

E o Cordeiro teria que ser sacrificado pela escolha do povo. Assim seria e assim o foi. 

De maneira vil,injusta e covarde foi levado através da sua Via Crucis carregando o seu madeiro infamante para nele ser crucificado entre dois ladrões.

A atitude de Pôncio Pilatos ficou registrada na história como sendo a maior demonstração de omissão que o mundo pode assistir.
Os homens passaram a usá-la toda vez que alguém se recusa a opinar sobre um determinado assunto de muita responsabilidade, e que de uma forma ou de outra esta pessoa possua respaldo moral para definir tal situação e não o faz.

Quem de nós não representa um "Pôncio Pilatos " nesta vida? Sim, somos todos clones verdadeiros desta figura singular. Todos os dias estamos lavando as nossas mãos ante episódios da vida que poderíamos reverter ou sanar e não o fazemos.

Quando caminhamos pelas ruas e nos deparamos com os marginalizados da vida; quando um colega de trabalho é injustiçado, sabemos que o é e nada fazemos em seu favor; quando sabemos que existem crianças mendigando o pão de cada dia e que, através daquilo que gastamos com o nosso supérfluo poderíamos minimizar a situação e não o fazemos; quando escutamos calúnias contra nosso irmão e deixamos passar como verdades....Enfim, tantas são as situações Senhor, nas quais somos lídimos representantes de Pilatos...simplesmente nos omitindo, lavando as nossas mãos.

Desperta-nos pois ó Senhor para os verdadeiros valores da vida, a fim de que possamos um dia, ainda que distante, nos levantar como homens novos, verdadeiros representantes das Tuas Verdades, despojando-nos do homem velho muito bem representado pela nódoa registrada nos anais da história através da atitude insana do nosso irmão Pôncio Pilatos.




Muita paz para você! Bjs