PORQUE DEUS NÃO IMPEDE AS TRAGÉDIAS?

Uma pedra no chão não cai na cabeça de ninguém. Mas, se for jogada para cima não tem como impedi-la de voltar com a energia potencial que acumula na subida. E ela pode cair na cabeça de alguém e matar.

Ninguém quereria que Deus impedisse seu avião de decolar e subir até o mais alto nível. Mas para descer, ele não precisa de motor que lhe dê impulso; utiliza a força da gravidade, a energia potencial. Se Deus impedisse ele de cair em conformidade com a lei lógica (natural) da gravidade, ele também não poderia retornar à terra - jamais desceria. Mas ele foi projetado para retornar e utilizando para isso a força da gravidade, a energia potencial. De igual modo, um elevador não poderia descer, pois ele utiliza a energia potencial para descer. Um carro não desceria as lombas, pois para descê-las ele se vale mais da energia potencial. A água não seguiria o curso da inclinação e ficaria sempre no alto. E quando descêssemos a lombas de bicicleta ou a pé seria como quando subimos.

Deus jamais impedirá os efeitos das nossas causas. Ele jamais impedirá nossas ações. Ao contrário, Ele nos criou capazes de criar e escolher o bem e o mal, bem como nos garante a liberdade de escolher. Se você se abanar o abano produzirá vento. Por outro lado, Deus jamais nos obrigou a criar aviões, não fazer manutenção preventiva quantas vezes necessário e jamais nos disse que éramos obrigados a entrar num avião e ir tão alto e tão distante. Tudo são nós desfrutando de nossas obras e de nossas escolhas. Ele não nos impede nada. Ele nos criou conforme a lógica, nos pôs num mundo lógico e nos permite contar com a lógica para as nossas obras. Podemos fazer qualquer coisa contando com seus efeitos, pois Deus nos deu também o conhecimento dos efeitos de todas as ações. Assim somos engenheiro e médicos, cozinheiros e construtores, somos motoristas e agricultores. Cada ação com os seus efeitos conhecidos, desejados e esperados.

Para salvar os passageiros dos aviões nas quedas e as pessoas nas tragédias Deus teria que transgredir a lógica pela qual Ele nos criou e a qual ele nos disponibilizou. Assim nos salvaria dos efeitos dos nossos erros, mas também dos efeitos de nosso acertos. Se Ele fizesse assim, jamais seríamos responsáveis por nossas ações, pela qualidade delas o a falta de qualidade. Não viveríamos num mundo natural, mas num mundo onde nem todas as coisas saem como determinamos. Sendo assim, não precisaríamos fazer nada direito. Jamais teríamos que nos aprimorar e nem nos esmerar em nada, buscando excelência e qualidade, pois os efeitos de nossas ações seria imprevisíveis; incertos. Num momento uma pedra arremessada ia para frente e em outro arremesso ela ia para a atrás. Logo, não precisaríamos nem mesmo estudar, pois não existiria lei matemática, científica, comportamental, física, etc., para observar e estudar. Pra que aprender então, se as coisas não saem como o previsto? Imagine daí como seriam nossas construções, nossas obras, nossos produtos. Seriam todos imprevisíveis, inseguros, improváveis.

Pense bem. Deus nos fez geniais e nos deu liberdade para a certar e errar; para servos donos das nossas situações; para termos o controle de nossas obras e nosso mundo. Isto não é bom?

Porque Ele nos impediria de desfrutar dos efeitos das nossas obras e escolhas?

Wilson do Amaral