Domínio Próprio

Domínio Próprio

Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.

Provérbios 25:28-28

------------------------------

l corintio 9 .27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.---------------------

galata 5. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

-----------------------

Muito melhor é o homem paciente que o guerreiro, mais vale controlar as emoções e os ímpetos do que conquistar toda uma cidade ... proverbios 16.32

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos ... toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gn 1.26).

O salmista relembra esta competência humana, ao dizer que Deus deu ao homem domínio sobre todas as obras das suas mãos e dos seus pés (Sl 8.6).

Esta competência, no entanto, nem sempre se realiza quando se trata do homem dominar a si mesmo.

Embora possa estar em nós desejar fazer o bem, nem sempre o fazemos.

Afinal, como aprendemos também com Paulo, na nossa carne não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em cada um de nós; não, porém, o efetuá-lo,

“porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” (Rm 7.18-19)

Por isso, parecemos, por vezes, em cidades derrubadas, pois que cidade “que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Pv 25.28).

Esta percepção não é um convite à passividade, mas um desafio a nos conhecermos mais e a nos esforçarmos mais para viver segundo o padrão de Deus, por difícil que seja.

Desenvolvendo o autocontrole

Antes, somos convidados a ter domínio sobre nossos sentimentos, sobre nossos desejos e sobre as circunstâncias que nos envolvem.

1. Dominando nossos sentimentos

Somos movidos pelos nossos sentimentos. Se, por exemplo, amamos a Deus, ao próximo ou a nós mesmos, somos levados a querer bem, adorando a Deus, respeitando o outro e gostando de nós mesmos. .

Ter domínio próprio é fazer com que os sentimentos bons sejam fortalecidos e canalizados para que possam ser aperfeiçoados.

Há gente que só Deus, que sonda os corações, sabe que é amado por ela, porque dos lábios desse tipo de adorador não sai um cântico, não sai uma palavra de gratidão ou de exaltação a Deus.

Quando temos domínio sobre o sentimento do amor, fazemos com que ele se torne operativo.

Por isto, a recomendação bíblica é que, mesmo nos irando, não devemos pecar e nem permitir que o sol se ponha sobre a nossa raiva.

Antes, consultemos nosso travesseiro e sosseguemos (Salmo 4.4).

Em outras palavras, o ódio não pode ser um sentimento permanente em nós, para que não nos destrua.

O ódio é, portanto, um sentimento a ser controlado ou ele nos dominará e nos levará a fazer o que não queremos.

A ambição é um sentimento que também deve ser controlado.

Não devemos ser acomodados; antes, devemos querer o máximo para nós.

A ambição destrói quando não vê métodos e se baseia na comparação com o que os outros são ou alcançaram.

Controle a sua ambição e ela não controlará você.

A vaidade é um sentimento que também deve ser controlado. Não devemos achar que nada valemos e que os outros são melhores ou fazem as coisas melhores que nós. Nem sempre...

A vaidade mata quando nos leva a nos achar onipotentes e oniscientes, acima da média humana. Controle a sua vaidade e ela não o controlará.

2. Dominando nossos desejos

Nós somos aquilo que desejamos. Como ensinou Jesus, onde estiver o nosso tesouro, isto é, os nossos desejos, aí estará também o nosso coração (Mt 6.21).

Desejamos coisas legítimas e coisas ilegítimas.

Nem todos os nossos desejos são pecaminosos. Sejam quais forem, no entanto, se eles nos controlarem, passam a ser pecaminosos.

Comer chocolate não é pecado. Se, no entanto, não posso comê-lo e não consigo não comê-lo, comê-lo é pecado.

Ver televisão não é pecado. Se, no entanto, eu deixo de fazer o que preciso fazer (seja ler, trabalhar, conversar) para ficar diante dela, ela me controlou.

(se é que chegamos a sê-los).

A maior desgraça do desejo é quando ele se converte em vício. Nada mais blasfemo do que um cristão viciado.

Há cristãos viciados em falar da vida alheia; até reunião de oração se transforma em espaço privilegiado para a fofoca.

São cristãos que não refreiam as suas línguas.

Há cristãos viciados em guardar dinheiro; eles guardam sempre e de modo tão doentio que nunca usufruem dele.

São cristãos que não refreiam sua cobiça.

Há cristãos viciados em mentir; dizem a Deus que O estão adorando, mas estão apenas buscando uma bençãozinha

Ter domínio próprio é controlar os próprios vícios, não os vícios dos outros, que este já é um outro vício...

3. Dominando-nos diante das circunstâncias

Além dos sentimentos e desejos, que nós podemos controlar, em grau maior ou menor, há as circunstâncias, aquelas situações que não criamos, mas que nos atingem.

Quando nos enredam, elas provocam desânimo. Diante delas, podemos perder o autocontrole, partindo para reações inadequadas, seja de desespero, seja com violência.

Nossa reação mostra que, na verdade, estamos sendo controlados por elas.

Podemos ser menores que as circunstâncias, mas Deus é maior do que elas.

Embora seja difícil, é assim que devemos crer. Autocontrole é manter a esperança no Senhor da vida.

Precisamos também aprender a lidar com as circunstâncias.

Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, mesmo sacrificialmente, para mudar aquelas que nós podemos transformar.

Devemos ter sempre em mente o conselho do pregador: “Não há nenhum homem que tenha domínio sobre o vento para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; nem há tréguas nesta peleja; nem tampouco a perversidade livrará aquele que a ela se entrega” (Ec 8.8).

Para ter autocontrole

Há certas ocasiões que, antes de perceber o que está fazendo, você perde o controle, e passa ser vítima do seu descontrole, velada ou violentamente.

Os resultados são prostituição, impureza, lascívia, que nos sobrevêm quando perdemos o controle sobre a paixão e nos deixamos levar por ela; idolatria e feitiçarias, quando desesperamos diante das circunstâncias e buscamos bênçãos de todo tipo; inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções e invejas, que nos dominam quando damos lugar aos desejos de superação do outro; bebedices e glutonarias, quando nos deixamos escravizar pelo desejo do nosso ventre (Gl 5.19-20)

Conclusão

Não podemos esquecer, como tenho repetido aqui, que a vida cristã é aquela vivida no Espírito Santo. Na verdade, a vida cristã só é possível no Espírito. Fora dEle, nossa vida é como a de qualquer pessoa.

Entre as virtudes cristãs elencadas pelo apóstolo Paulo, está a do domínio próprio.

Quando relaciona as qualidades de um cristão, Paulo inclui o domínio próprio (Tt 1.8), junto com hospitalidade, benignidade, sobriedade, justiça e piedade.

O apóstolo Pedro segue na mesma trilha, colocando como uma das virtudes a ser buscada pelo cristão, ao lado do conhecimento, da perseverança e da piedade (2Pe 1.6).

Esta é uma palavra bastante problemática para nossa geração, acostumada à idéia de que a felicidade decorre do desprezo à idéia de disciplina e autocontrole.

No entanto, a Bíblia nos adverte a não permitir que o pecado tenha domínio sobre nós (Rm 6.14), já que não estamos mais debaixo da lei, que nos leva a produzir,

mas sob a graça, que nos deve levar a frutificar, além do domínio próprio, em alegria, amor, benignidade, bondade, fidelidade, longanimidade, mansidão e paz.

O sentido do domínio próprio.

O apóstolo dava muita importância ao termo (egkrateia), uma vez que o usa várias vezes.

Em 1Coríntios 9.25, trata-se da virtude de um atleta em disciplinar seu corpo em busca da vitória;

em 1Coríntios 7.9, trata-se da capacidade do cristão em controlar sua sexualidade.

A expressão “domínio próprio” aparece sob diferentes palavras nas versões bíblicas, tendo então como sinônimos principais autocontrole e temperança.

Podemos entender melhor o que é domínio próprio pensando no seu oposto.

Quem tem domínio próprio se autodomina. Quem não tem é dominado por algo ou por alguém.

Quem tem domínio não permite que sentimentos e desejos o controlem; antes, controla-os, não se permitindo dominar por atitudes, costumes e paixões.

Domínio próprio, portanto, é a capacidade efetiva que o cristão deve ter de controlar seu corpo e sua mente.

amor deve alcançar o seu objeto. Desde Platão, existe uma modalidade s pecar e nem permitir que o sol se ponha sobre a nossa raiva. Antes, consultemos nosso travesseiro e sosseguemos (Salmo 4.4). Em outras palavras, o ódio não pode ser um sentimento permanente em nós, para que não nos destrua.

O ódio é, portanto, um sentimento a ser controlado ou ele nos dominará e nos levará a fazer o que não queremos.

A ambição é um sentimento que também deve ser controlado. Não devemos ser acomodados; antes, devemos querer o máximo para nós. A ambição destrói quando não vê métodos e se baseia na comparação com o que os outros são ou alcançaram. Controle a sua ambição e ela não controlará você.

A vaidade é um sentimento que também deve ser controlado. Não devemos achar que nada valemos e que os outros são melhores ou fazem as coisas melhores que nós. Nem sempre... A vaidade mata quando nos leva a nos achar onipotentes e oniscientes, acima da média humana. Controle a sua vaidade e ela não o controlará.

2. Dominando nossos desejos

Se os nossos sentimentos nos definem, nossos desejos nos constituem. Nós somos aquilo que desejamos. Como ensinou Jesus, onde estiver o nosso tesouro, isto é, os nossos desejos, aí estará também o nosso coração (Mt 6.21).

Desejamos coisas legítimas e coisas ilegítimas. Nem todos os nossos desejos são pecaminosos.

Sejam quais forem, no entanto, se eles nos controlarem, passam a ser pecaminosos.

Comer chocolate não é pecado. Se, no entanto, não posso comê-lo e não consigo não comê-lo, comê-lo é pecado. Ver televisão não é pecado. Se, no entanto, eu deixo de fazer o que preciso fazer (seja ler, trabalhar, conversar) para ficar diante dela, ela me controlou.

A maior desgraça do desejo é quando ele se converte em vício. Nada mais blasfemo do que um cristão viciado.

deixamos levar por ela; idolatria e feitiçarias, quando desesperamos diante das circunstâncias e buscamos bênçãos de todo tipo; inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções e invejas, que nos dominam quando damos lugar aos desejos de superação do outro; bebedices e glutonarias, quando nos deixamos escravizar pelo desejo do nosso ventre (Gl 5.19-20)

O fruto do Espírito, no entanto, é o autocontrole.

 Conheça-se e use o conhecimento a seu respeito a seu próprio favor. Tendemos a não perceber como somos, mas devemos nos esforçar para tal.

Use o que você sabe a seu próprio respeito para se dominar melhor.

 Aprenda a tomar atitudes diferentes das que toma hoje. Faça com que seus sentimentos e desejos não redundem sempre nos mesmos atos. Você nasceu assim, mas não precisa morrer assim. Abra-se para o diferente. Faça o que nunca fez antes.

 Valorize a disciplina. Quando Jesus disse que, se o nosso olho nos levar ao escândalo, devemos arrancá-lo, ele estava lembrando que precisamos subjugar o nosso corpo, quando este nos subjuga. Ponha objetivos na vida e se empenhe para alcançá-los. O autocontrole é o resultado da disciplina e do esforço próprio.

 Deixe-se conduzir pelo Espírito de Deus. O domínio próprio é um esforço de quem vive pelo Espírito. Os homens em geral não pensam em disciplina, mas os cristãos nos esforçamos para viver de modo organizado, coordenado e harmônico.

Neste ministério, o Espírito Santo quer nos apoiar, para nos conduzir. Deixe-se dirigir pelo Espírito. O domínio próprio só é possível por meio de Sua ação em nós.

Conclusão

O domínio próprio a que estamos nos referindo aqui não se trata de um autocontrole que nos faz doentes, aquele falso, aquele apenas de aparência, mas aquele resultante de desejo profundo.

Por isto, evite começar a fazer aquilo que o controla. Se você perde o controle da sua língua, quando o assunto é a vida alheia ou quando a conversa descamba para assuntos pouco edificantes, não entre na conversa. Recuse participar desde o princípio.

Se já começou, deixando-se dominar por sentimentos, desejos e atitudes, procure parar. O Espírito Santo o ajudará, se houver arrependimento no Seu Coração.

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de ... 2 timoteo 1.17

AFINAL, A VIDA CRISTÃ É AQUELA VIVIDA NO ESPÍRITO SANTO. NA VERDADE, A VIDA CRISTÃ SÓ É POSSÍVEL NO ESPÍRITO. FORA DELE, NOSSA VIDA É COMO A DE QUALQUER PESSOA.