O QUE É SER CRISTÃO? COMO SE É CRISTÃO

CRISTO significa UNGIDO. CRISTÃO é o apelido dos seguidores de CRISTO. Mas o apelido comparativo foi aplicado (provavelmente pejorativamente) por a pessoa se PARECER COM CRISTO.

Logo, SER CRISTÃO pressupõe SE PARECER COM CRISTO, mas não só SE PARECER NO SENTIDO ESTÉTICO, pois a semelhança estética surge a partir DA SEMELHANÇA EM ATITUDES.

Portanto, SER CRISTÃO, significa REPRODUZIR O CARÁTER, A FORMA DE PENSAR, A FORMA DE TRATAR E DE AGIR DE CRISTO.

Assim, CRISTÃO É UM UNGIDO COM CRISTO para, agindo como CRISTO, ser PARCEIRO DE CRISTO no AMENIZAR NA HUMANIDADE OS EFEITOS DO PECADO.

COMO JESUS AGE?

* CRISTO (CRISTÃO) JAMAIS SUSPEITA MAL - Para Jesus, todos são bons até que se prove o contrário. – I Coríntios 13.

* CRISTO (CRISTÃO) JAMAIS CONDENA OU APLICA QUALQUER PENALIDADE - Para Jesus, todos pecam, mas todos merecem perdão, pois o perdão é de graça. – Mateus 7:1.

* CRISTO (CRISTÃO) SEMPRE PERDOA - Mesmo que a pessoa não reconheça que errou e não peça perdão. – Mateus 6:12 e 14.

* CRISTO (CRISTÃO) NÃO DEIXA DE AMAR - O amor de mãe é um exemplo fraco da infalibilidade do amor de Jesus. Cristão aprende a amar como Jesus. – I Coríntios 13.

* CRISTO (CRISTÃO) SEMPRE TRATA AS PESSOAS BEM E COM DIGNIDADE - Mesmo que a pessoa tenha agido mal. – I Pedro 2:17.

* CRISTO (CRISTÃO) SEMPRE TRATA COMO GOSTARIA DE SER TRATADO – Sempre pondo-se no lugar da outra pessoa. – Mateus 7:12.

* CRISTO (CRISTÃO) FAZ O BEM SEM OLHAR A QUEM – Mesmo pelas pessoas que não trabalham e não cumprem seus compromissos. – I Pedro 2:17.

* CRISTO (CRISTÃO) SEMPRE SOCORRE - Mesmo os desconhecidos e os que não lhe querem bem. – Lucas 10:33 a 37.

* CRISTO (CRISTÃO) JAMAIS HUMILHA ALGUÉM - Mesmo quem lhe humilha. – Mateus 5:41.

* CRISTO (CRISTÃO) JAMAIS FERE ALGUÉM, EMBORA QUE COM PALAVRAS – Não retribui o mal nem em defesa própria. – I Coríntios 13.

* CRISTO (CRISTÃO) JAMAIS TRATA COM CRUELDADE – Nem mesmo os cruéis. – Êxodo 23:4 e 5.

* CRISTO (CRISTÃO) JAMAIS RETRIBUI O MAL COM O MAL – Para Cristo não existe desculpa para fazer o mal, pois Ele e o que com Ele se parece somente fazem o bem. – Lucas 6:29.

* CRISTO (CRISTÃO) CURA E ENSINA A VIDA SAUDÁVEL – Para Cristo, curar é tão importante quanto ensinar a pessoa a manter-se saudável. – I Coríntios 3:16 e 17. Levíticos 11.

* CRISTO (CRISTÃO) GUARDA E ENSINA OS MANDAMENTOS DO PAI – Através da obediência aos mandamentos é que o Pai mantém seus filhos protegidos do mal. – João 14:15. Êxodo 20:3 a 17.

Se você não IMITA A CRISTO, NADA DE CRISTÃO HÁ EM VOCÊ. Mas você pode SE TORNAR CRISTÃO a qualquer momento. BASTA ENTREGAR SEU CORAÇÃO A CRISTO.

Wilson do Amara.