OS HUMILDES É QUE HERDARÃO A TERRA

Nas bem-aventuranças, Jesus disse: "Felizes os humildes, porque herdarão a terra". Mateus 5:5.

Portanto, humildade não é um prêmio que se dá a quem merece; humildade é a condição sugerida por Deus de como nos colocamos diante das circunstâncias e das pessoas, “aceitando o que não pode ser modificado”, bem como a vontade de Deus. Isso, segundo Jesus, nos livra do desapontamento, da raiva, da obsessão, da angústia e da depressão, nos fazendo viver em paz conosco, com os outros e com Deus. E Jesus ainda nos retribuirá, fazendo-nos herdar o que os soberbos não herdarão.

Sermos humildes apenas com Deus, “porque Ele merece”, não é humildade, é presunção. Presumimos sermos juízes dignos de julgar até os méritos até de Deus e “determinar” que Ele merece. Presumimos sermos tão bons, que a “benesse” de nossa humildade é um prêmio glorioso que apenas pouco eleitos têm a honra de receber.

Mas é nossa “bondade” que nos impede de sermos humildes? A Bíblia diz que não um justo sequer que possa alcançar mérito diante de Deus. – Romanos 3:10. Portanto, não temos dignidade suficiente para determinar os méritos de Deus e ainda premiá-lO. Pretendermos isso é completa insanidade.

Como quem pretende falar com o superior de uma repartição para apelar da determinação do atendente subalterno, ser humilde apenas com Deus significa pisar sobre as pessoas livremente (não aceitar a primazia dos que estão ao nosso nível), manter-se superior a elas e Jesus disse que “aquele dentre vós que pretender ser o primeiro será o mesmo que servirá a todos”. – Mateus 20:26. Lodo, em oposição ao orgulho, se desejo ser superior, isso requer de mim humildade maior ainda.

Portanto, ser humilde é ser como o bambu (ou a taquara verde), que todos envergam e pisoteiam, mas ele volta sempre à posição ereta, sempre mais fortalecido e viçoso. Ninguém consegue pô-lo por terra, a não ser que o corte. Mas ninguém em sua vida poderá se opor tanto assim a você de forma que Deus não possa livrá-lo.

Por outro lado, se você não for humilde, toda e qualquer contradição, contratempo ou oposição aos seus interesses, ideais e vontades parecerão humilhação. E, se os revezes não te levarem à humildade, cada dia mais grave humilhação eles lhe parecerão, levando-te a achar que tudo é uma completa conspiração contra você; que o Universo conspira contra você. Nesse ponto, você estará no mais alto pódio da exaltação própria e, aos seus olhos, todos estarão lhe devendo e não cumprindo muitas obrigações e você estará altamente insatisfeito e profundamente injuriado e infeliz.

Aí você terá julgado a todos e achado todos não aptos a sua humildade. E, se nessa ascensão, você chegar ao ponto de ser humilde para Deus, Ele lhe dirá sem meias palavras que você está muito errado, querendo com isso aplacar sua soberba e fazer-lhe cair em si. E é possível que você O odiará também, isolando-se completamente de tudo e de todos, tornando-se o maior dos sofredores, sem amigos, sem Deus e sem nada, porque ‘QUEM TEM AMIGOS TEM TUDO” E SÓ TEM AMIGOS QUEM É HUMILDE”. E a Bíblia diz que DEUS ODEIA A SOBERBA. – Daniel 4:37.

E não é por menos. Jesus instruiu com grande antecedência: “OS HUMILDES É QUE HERDARÃO A TERRA (Mateus 5:5)” E OS SOBERBOS FICARÃO SEM HERANÇA E SEM AMIGOS.

Wilson do Amaral