Considerações sobre o maná

"Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não." Êxodo 16:4

Já ouvi muitas pregações sobre o maná que Deus fez chover dos céus no deserto para alimentar o povo, mas recentemente ouvi uma que me fez refletir ainda mais. O Senhor falou sobre "a porção de cada dia", porque Ele mesmo nos tem dado diariamente o que precisamos. Diz ainda que alguns colheram mais e outros menos, pois cada pessoa tem necessidades diferentes. E cada um absorve e guarda o quanto necessita. Muitas vezes vamos a igreja e dizemos: "o culto foi uma bênção" e outra pessoa diz:"achei normal, nada demais". Isso porque quanto mais necessitados estamos, mais absorvemos, mais colhemos e recebemos do Senhor.

"Porém, medindo-o com o ômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer". Êxodo 16:18.

A orientação dada era que colhessem o maná pela manhã, antes que o sol nascesse. Nossa busca ao Senhor deve ser a primeira coisa em nossa vida, deve estar em primeiro lugar. Quando cumprimos a orientação somos grandemente abençoados, alimentados e nada nos falta.

Moisés os orientou a colherem o suficiente, nunca deixando sobejar para outro dia. Mas alguns desobedeceram ao Senhor e guardaram para o dia seguinte. Então, o que sobrou criou bichos e cheirava mal (vs 20), a ponto das pessoas que passassem perto de suas casas sentirem o mal cheiro. Assim é a desobediência, o pecado, chama atenção pelo mal cheiro. É totalmente desagradável a Deus. Quiseram ser espertos, pegar muito para não precisar ir cedo colher mais, porque requer esforço, mas foram confundidos, pois estava tudo estragado no dia seguinte. Assim é aquele que quer ser esperto, ter muito, e até mesmo ir a igreja só no final de semana e não ir mais, pois supostamente recebeu muito alimento. Engana-se, porque nossa necessidade de alimento espiritual é diária. Todos os dias precisamos buscá-lo, todos os dias Ele nos alimenta e a cada dia Ele tem algo novo para nós. Se abrirmos nosso coração, todos os dias haverá uma experiência nova.

Quando amanheceu o dia e eles viram que o maná estava estragado, já era tarde, pois o sol nascia e derretia todo o maná. Já não havia mais alimento para colherem, por isso ficaram com fome, sem poder alimentar-se. É dessa forma com o homem que deixa as coisas do Senhor para segundo plano, falta cultos, depois reconhece que o alimento que recebeu no culto de final de semana já acabou, passa a sentir-se fraco e como suas prioridades são outras, como o Senhor não está em primeiro lugar em sua vida, ele continua com fome espiritual e fraco.

O Senhor deu outra orientação, que na sexta-feira colhessem em dobro, para se alimentarem na sexta e no sábado, pois no sábado seria o dia do descanso e o Senhor não enviaria do maná. Mas, alguns desobedientes, teimaram que todos os dias haveria maná, colheram na sexta o suficiente apenas para a sexta e no sábado foram procurar, mas não havia mais alimento como o Senhor mesmo orientou. Esse momento aponta para o tempo em que estamos vivendo, precisamos buscar do Senhor a porção dobrada, uma vida de intimidade com Deus, pois se aproxima o momento do descanso na eternidade. A igreja vai subir para descansar com o Pai, e os que aqui ficarem, procurarão e não encontrarão mais alimento, nem igreja, nem Espírito Santo.

"Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?" Êxodo 16:28.

É preciso cumprir com as orientações do Senhor e buscá-lo em primeiro lugar. Dessa forma nada nos faltará aqui e estaremos preparados para a salvação. A vida da igreja registrada na bíblia é similar a vida da igreja atual. Aquele que desobedece ao Senhor tem prejuízos, mas aquele que cumpre a vontade de Deus é bem aventurado.

Há dois tipos de servos de Deus: Aqueles que fazem a vontade do Senhor e aqueles que fazem sua própria vontade. Que tipo escolhemos ser?

Ghane Kelly Gianizelli e Sobre a pregação de um pastor desconhecido.
Enviado por Ghane Kelly Gianizelli em 02/08/2017
Reeditado em 02/08/2017
Código do texto: T6072088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.