Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

              Comentário da Liturgia da 3ª feira 
                       da 21ª Semana Comum

                         (I Ts 2,1-8; Sl 139; Mt 23, 23-26)

 

Jesus faz seu anuncio confrontando a doutrina oficial das sinagogas e do Templo, instruindo as comunidades e advertindo-as sobre a incoerência entre o ensinamento e a vivência da mesma pelos mestres da lei e fariseus. Os mesmos em nome de coisas pequenas sacrificam o importante, também exigido pela lei e pelos profetas. Há duas categorias de preceitos: os muito importantes e os menos importantes. A primeira preocupação é executar os muito importantes, sem, contudo deixar de lado os menos importantes, como por exemplo: cumprir as cerimônias e preceitos externos e deixar de praticar a verdadeira caridade. É mais importante dar mais valor ao interior, isto é, às intenções a corretas, à pureza d’alma, do que às ações apenas exteriores.

Por este motivo a perseguição foi aumentando contra Jesus enquanto este tentava ainda salvar os fariseus dando-lhes oportunidades de conversão. Mas, eles na sua auto-suficiência não se deixavam tocar.

Foi assim também com Agostinho que durante 33 anos viveu a libertinagem, mas a oração persistente da mãe triunfou e ele se abriu para Deus e chegou a ser doutor da Igreja.

São Paulo diz na 1ª leitura que Deus examina o nosso coração. Ele nos sonda, nos conhece, nos ama e quer  nossa felicidade.Diz também que  é no amor, na ternura, na misericórdia que se gera um filho para Deus.

 É desta forma que devemos levar o Evangelho para os irmãos Se não for pela misericórdia as pessoas não são atraídas. 


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=627627

marineusa
Enviado por marineusa em 28/08/2007
Reeditado em 28/08/2007
Código do texto: T627627

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 72 anos
1726 textos (326391 leituras)
39 áudios (29738 audições)
18 e-livros (9109 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 00:03)
marineusa