SEM POLEMIZAR, PORQUÊ DEIXEI DE SER PASTOR (OFICIAL) DE UMA DENOMINAÇÃO RELIGIOSA (?!) – 3 ...

No texto: SEM POLEMIZAR, PORQUÊ DEIXEI DE SER PASTOR (OFICIAL) DE UMA DENOMINAÇÃO RELIGIOSA (?!), eu disse:

I – OPÇÃO PESSOAL E INTRANSFERÍVEL – Cá entre nós, a vida é ampla e DEUS É PERFEITO – nem perco tempo pra discutir isso...

Entendo que se cada pessoa tem o direito de pensar diferente de mim... E, não seria eu a convencer outras pessoas sobre o fato que A VIDA É AMPLA E DEUS É PERFEITO, “por livre e espontânea pressão” (como dizem) – SE ALGUMA PESSOA QUISER POLEMIZAR, A QUESTÃO SERÁ ENTRE ELA E DEUS, DIANTE DE QUEM IRÁ COMPARECER NAQUELE DIA (O DIA DO JUÍZO FINAL) – ESCREVO SOBRE O QUE ACREDITO, POR OPÇÃO PESSOAL, JAMAIS POR ALGUMA CONVENIÊNCIA OU OUTRA COISA QUALQUER...

Costumo dizer em meus textos ser necessário o ser humano APRENDER A PENSAR DE FORMA RACIONAL (INTELIGENTE), porque nem mesmo nós conseguiremos ter a palavra necessária para falar sobre coisas que outras pessoas pessoas possam entender...

Inclusive, ao deixar oficialmente de ser pastor (oficial) de uma denominação religiosa, tive o privilégio de ser contatado, pelo Marcelo Santos que estava escrevendo uma matéria sobre pastores que deixam o ministério pastoral (pra revista Cristianismo Hoje – cuja matéria foi publicada na edição abril/maio 2012, páginas 18 a 22, com o tema da capa PASTORES FERIDOS – Por que cada vez mais líderes estão abadonando o ministério?).

Na semana passada, dia (17/05/2018), estava mostrando a matéria para alguns colegas de empresa, aqui em Garanhuns/PE, onde voltei a morar, onde comecei a desenvolver o pastorado oficial...

Uma senhora da empresa, leu a matéria e me disse: Parece que você estava com muita raiva quando disse pra matéria que havia deixado o ministério pastoral... Li a matéria novamente e, (pensando sobre essa questão, diria o mesmo que consta na página 22: “Se estamos adoecidos não podemos restaurar vidas”...

Certamente, amigos, conhecidos, parentes, colegas de ministério, membros de igrejas, etc, não devem entender a decisão de deixar o pastorado oficial, mas, entrar ou sair é algo tão pessoal quando ser cristão ou ao ser... Deve ser uma responsabilidade nossa e, seria injusto culpar a ou b, isso ou aquilo pela opção pessoal e intransferível tomada...


II – AO FAZER OPÇÃO PELO MINISTÉRIO PASTORAL...

Inicialmente se deve pensar o que DEUS acha do ser humano na função de pastor: Encontrei e analisei o Salmos 23 e Jeremias 3:15, e, onde está escrito:

2.1) Salmos 23:

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

2.2) Jeremias 3:15:

Dar–vos–ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência (Jeremias 3:15).

Considerando o aspecto impar da Palavra, especialmente o fato do pastorado ser uma concessão divina com a orientação de fazer isso com conhecimento e com inteligência, entendo que exercer o ministério da Palavra implica ensinar a Palavra e conduzir o rebanho entregue por DEUS para pastos verdejantes e, águas de descanso – Infelizmente, nem sempre o pastor consegue fazer isso.

Continuando poderei dizer:

SEM POLEMIZAR, estou querendo falar um pouco sobre o POR QUÊ de haver deixei de SER PASTOR (OFICIAL) DE UMA DENOMINAÇÃO RELIGIOSA...

Costumo dizer que o ser humano precisa aprender a pensar de forma racional (inteligente) e, antes de continuar usando as palavras que consigam ser entendidas, creio que a expressão, segundo a qual eu dissee que fiz uma opção PESSOAL E INTRANSFERÍVEL por isso, coloca pontos de reticências na questão...

Assim, antes de continuar expicando os motivos bíblicos AO FAZER OPÇÃO PELO MINISTÉRIO PASTORAL... deixo no ar uma pergunta para reflexão:

Será que alguma vez, passou pela mente de alguém que ser pastor implica pregar a mesma palavra pra irmãos e pessoas numa igreja, e entender que assim como espera que DEUS aplique a mensagem pregada às outras pessoas, aplique a si próprio, afinal mais que os ouvintes (eles e elas), o pastor entende (ou deve entender) as características do contexto da palavra, porque estudou o contexto pra poder expor a palavra...

Geralmente, pessoas gostam de coisas simplificadas, mas possivelmente não estão alimentando–se da palavra como deveria – Em outras palavras, existem inúmeras pessoas com o espírito anêmico, porque não alimentam a alma devidamente ou estão alimentando de forma errada – Como exemplo, posso dizer que após o sermão do domingo era possível encontrar inúmeros irmãos, congregados e outras pessoas ocupadas e comentar os jogos da tarde ao invés de procurarem esclarecer o sermão que deveria alimentar suas almas pra os desafios da vida...

Por exemplo, sendo torcedor de algum time, ou não, havendo assistido a novela ou não, se o candidato o que deve interessar ao cristão é se irá encontrar JESUS ou não, após a caminhada na estrada da vida...

Se em ossa época exite tão elevado índice de coisas como excesso de analfabetismo bíblico, anemia bíblica, fome e sede de bíblia e coisas similares, significa que temos a ver diretamente com isso – lembro que no início da caminhada cristã, em meio à onda de paz do SENHOR irmão(ã), batalhas e mais batalhas espirituais, etc, lembro duas frases que chamaram atenção: em meio a determinada capamha eleitoreira em que possivelmente os irmãos na “fé” pediam mais votos pra um determinado candidado (que as más línguas diziam fazer despachos com galinhas preta: algué falou na igreja: quem não votar em fulano (a), nem crente deve ser..

Por outrolado, naquela euroria toda, havia um irmão que se, em meio aos cumprimentos pelo reencontro, quando alguém perguntava se estava tudo bem??? Ele respondia com uma frase que anda hoje não consigo entender: SE MELHORAR ESTRAGA!!!
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 21/05/2018
Código do texto: T6342748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.