SANTUÁRIO SENHOR BOM JESUS DO BONFIM - Mansão da Misericórdia






História do Santuário Igreja Senhor do Bonfim

Foi erguida em 1669, em Setúbal, Portugal, uma Ermida, que primeiramente era conhecida como “Anjo da Guarda”, mas que depois passou a ser chamada de “Igreja do Senhor do Bonfim”. A devoção ao Senhor do Bonfim ganha forças quando Dom João V, diante da imagem do Senhor do Bonfim, fez promessas pelo restabelecimento da saúde de seu pai, o rei Dom Pedro II.

Theodózio Rodrigues de Faria, Capitão-de-Mar-e-Guerra da Marinha portuguesa, fervoroso devoto do Senhor do Bonfim, havia feito uma promessa durante uma tempestade de que, se sobrevivesse, traria para o Brasil as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia.
Assim, em 18 de Abril de 1745, uma réplica foi trazida da sua terra natal, Setúbal, em Portugal, iniciando a construção da Igreja do Senhor do Bonfim. Mas não foi somente a igreja que foi construída: neste momento começou, também, o culto ao Senhor do Bonfim e a Nossa Senhora da Guia, com a criação da “Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim”, Irmandade de leigos reconhecida pelo então arcebispo Dom José Botelho de Matos, presente na fundação da mesma.
A capela teve suas obras iniciadas em 1746, e no dia 24 de junho de 1754, após a conclusão das obras internas, foi trazida da Capela da Penha para a Colina do Bonfim a sagrada imagem, em procissão, onde o VI vice-rei esteve presente, junto da população, na celebração de missa solene.
O Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana. A igreja atrai muitos devotos, turistas e peregrinos.
As famosas fitinhas do Senhor do Bonfim são confeccionadas desde o início do século 19 e têm a medida do comprimento do braço direito até o peito da imagem do Senhor do Bonfim.
A tradicional Festa do Bonfim é celebrada desde o século 18, em janeiro. O dia do padroeiro ocorre no 2º domingo, depois da Festa da Epifania do Senhor.
A Lavagem (das escadarias da Igreja) do Bonfim é a mais importante festa religiosa (profana) da Bahia. Inicia-se com o cortejo de baianas que caminham desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, carregando água de cheiro. O percurso é de oito quilômetros de festa.

Já há alguns anos, o cortejo tem a participação da Igreja, onde o Reitor da Basílica, Padre Edson Menezes juntamente com a Irmandade e os devotos do Senhor do Bonfim, fazem o percurso à frente dos demais participantes, sempre com uma bela camisa feita pra a ocasião, e a cada ano, o número de fieis só vem aumentando.

A festa de Nossa Senhora da Guia começou a ser celebrada na segunda-feira após o encerramento da festa do Senhor do Bonfim em 1792.
ENDEREÇO:
Praça Sr. do Bonfim, s/n - Bonfim - Salvador/BA - CEP: 40425-360.

CONTATO:
Telefone: (71) 3316-2196

Telefax: (71) 3312-4512 (Devoção)

FUNCIONAMENTO:
Segunda-feira: 8h30 às 18h30
Terça a quinta-feira e sábado: 6h30 às 18h30
Sexta-feira e domingo: 5h30 às 18h30
Na última e primeira sexta-feira de cada mês: 5h30 às 19h30

MISSAS:

Domingo: 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h
Segunda-feira: 9h e 17h
Terça-feira a Quinta-feira: 7h, 8h, 10h30 e 17h
Sexta-feira: 6h, 7h, 8h, 9h, 11h, 15h*, 17h e 18h30*

*Apenas na primeira e na última sexta-feira de cada mês.

Sábado: 7h, 8h, 10h30 e 17h

TERÇO DOS HOMENS:
Domingo - 16h

TERÇO:

Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira e sexta-feira - 16h

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO:

Quinta-feira - 16h

NOVENA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO:

Sábado - 16h

CONFISSÕES E BÊNÇÃOS DOS OBJETOS DE DEVOÇÃO:

Segunda-feira: 10h às 12h e das 13h às 17h
Terça a quinta-feira e sábado: 8h às 12h
Sexta-feira e domingo: 7h às 12h e das 13h às 17h

SERVIÇO DE ESCUTA E AONSELHAMENO COM LEIGOS E RELIGIOSAS:

Sexta-feira e domingo: 7h às 12h

BATIZADOS:

Domingos, às 10h, chegando às 9h para fazer anotações.

Documentos necessários: Certidão de nascimento, transferência da paróquia de origem da criança, atestados de preparação de pais e padrinhos. de missa solene.
Dulcinalvo Sampaio e Site do Santuário do Senhor do Bonfim
Enviado por Dulcinalvo Sampaio em 13/07/2018
Reeditado em 13/07/2018
Código do texto: T6389406
Classificação de conteúdo: seguro