Membros atuantes do Corpo de Cristo

“... Assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo [...] o corpo não é um só membro, mas muitos” (1Co 12. 12,14).

Quando a Bíblia fala do Corpo de Cristo, não está falando sobre aqueles que são membros de uma Igreja. A Palavra de Deus se refere aos membros do Corpo de Cristo. Já vimos, numa outra oportunidade a diferença entre ser parte do Rol de Membros e fazer parte do Corpo de Cristo, mas, a fim de enfatizar, uma vez mais, essa diferença, se faz necessária essa reflexão.

O texto básico de 1 Coríntios afirma que o Corpo de Cristo é composto de muitos membros e, apesar disso, compõem “um só corpo” (v.12). Não “é um só membro, mas muitos” (v.14).

A Igreja, que é o Corpo de Cristo, reúne os membros do Corpo de Cristo. Ora, se somos membros do Corpo de Cristo de fato, então precisamos atuar; precisamos ser úteis, auxiliando o perfeito funcionamento do Corpo. Como é que podemos auxiliar no perfeito funcionamento do Corpo de Cristo? Essa resposta é bem simples: Fazendo aquilo que fomos chamados para fazer. Somos interdependentes como os órgãos do corpo humano. Paulo afirma que “Há um só corpo e um só Espírito... Um só Senhor, uma só fé, um só batismo... Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos...” (Ef 4.4-6,8). O apóstolo ensina que os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores, aqueles que ensinam, e todos nós enfim, recebemos nossos dons e talentos para o “aperfeiçoamento dos santos (dos que foram separados), para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus [...] para que não sejamos mais como meninos inconstantes, levados em roda (como um redemoinho) por todo vento de doutrina... Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, sendo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” (Ef 4.12-16).

Oras, se sou pé devo atua como pé; se sou mão devo atuar como a mão; se sou o que sou devo atuar para o que o Pai, em Cristo Jesus, me chamou. Fomos chamados e colocados no Corpo de Cristo, para servir; e não para ficar assistindo os outros trabalhando.

O Senhor nos colocou em sua Igreja, como membros do corpo de Cristo, a fim de que auxiliemos para que haja o perfeito funcionamento desse corpo.

Busquemos servir a Deus com nossos dons e talentos. Honremos ao chamado do Senhor, cumprindo com excelência e amor, atuando no corpo de Cristo com os nossos dons e talentos.

Precisamos uns dos outros, servindo com amor, em amor e pelo amor. Façamos a nossa parte e o corpo de Cristo funcionará. Afinal, “o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo”.

Deus nos abençoe!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 07/09/2018
Código do texto: T6441837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.