A SINCERIDADE DE ASAFE

Texto Base: Salmos 73

O livro de Salmos (ou Tehilim) é um livro bíblico composto por orações e canções. Entre elas temos uma oração profunda de Salomão (Sl 72); uma belíssima canção de Davi (Sl 139); e uma oração de começo triste e melancólico escrita por Asafe (Sl 73). Asafe foi um jovem que serviu como levita ao rei Davi desde o retorno da Arca da Aliança (I Cr 6). Asafe possuía, pelo menos ao meu ver, uma vantagem em relação aos demais autores salmistas: ele não tinha medo de ser ele mesmo diante de um Deus que o conhecia completamente.

Asafe começou sua oração do salmo 73 dizendo que Deus era bom com todos, menos com ele. Asafe atribuiu à esta frustração o seu quase desvio da crença judaica. Ele reconheceu a sua inveja da prosperidade do ímpio no verso 3, questionou a segurança daquele que confronta ao Altíssimo nos versos 11 e 12 e reclamou de seu sofrimento no verso 14. No verso 15 ele se comparou, dizendo que caso fosse ele o blasfemador certamente já teria sido repreendido.

Contudo, algo extraordinariamente lindo aconteceu no verso 17. Asafe foi ao santuário e lá, ao invés de ser repreendido por Deus, ele encontrou a sua resposta. Ele passou a entender que a felicidade sem Deus é escorregadia pois depende de coisas que podem facilmente se perder. Deus abriu os olhos de Asafe para a compreensão da eternidade e ele reconheceu que falou e questionou erroneamente. Asafe encerrou seu salmo dizendo que para ele era bom estar próximo de Deus, pois Nele estava a sua confiança.

Ser intimo de Deus vai além de demonstrar alegria gratuita - quase psicótica - ou orar por várias horas por dia. Asafe nos trouxe uma grande lição em seu salmo: ser intimo de Deus é ter a liberdade de ser sincero diante Dele.

riickbds
Enviado por riickbds em 11/09/2018
Código do texto: T6445674
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.