A Verdade Maior e Eterna,

que está por detrás de outras verdades

É verdade que Deus tem se levantado muitas vezes na história da humanidade, para prover libertação de opressões, injustiças, e punir grandes transgressores que fazem mal ao seu próximo.
Isto é feito, especialmente em relação a governantes e juízes opressores. As páginas da história estão cheias destes testemunhos em que Deus operou livramentos, especialmente no Velho Testamento, e certamente ainda continua operando.

 

Mas, outra verdade que é permanente e eterna se levanta em meio a tais livramentos, a saber, a de que isto não significa necessariamente, que Deus esteja satisfeito com todos os que são assim libertados, pois isto é feito por pura graça e misericórdia no sentido temporal, e não por causa de qualquer mérito, quanto à satisfação da justiça eterna, por parte dos que foram livrados do mal opressor da corrupção governamental.
Há somente um meio pelo qual se pode agradar a Deus, de forma a se atender às demandas de Sua justiça e santidade, que é pela obtenção do perdão e justificação relativos aos nossos pecados, por meio da cobertura da justiça de Jesus Cristo, a qual é obtida somente por meio do arrependimento e fé nEle.

Se assim não fosse, poder-se-ia pensar que o próprio Deus estivesse omisso, e fosse injusto em permitir que pessoas que amam a justiça sejam oprimidas e governadas neste mundo, por aqueles que amam e praticam o mal.
Tal não é o caso, porque através destas opressões a fé dos justos é fortalecida, aperfeiçoada, e eles aprendem de modo definitivo que este mundo é de fato, um mundo de trevas, e a natureza terrena é inimizade contra Deus - assim, aprendem a vigiar por si mesmos, para que também não sejam vencidos pelo mal, vindo a ser praticantes da injustiça, agindo contra os mandamentos de Deus.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 10/11/2018
Reeditado em 06/11/2023
Código do texto: T6499297
Classificação de conteúdo: seguro