A Busca

A Busca.

O homem sempre está a procura de alguma coisa dentro de si, tendo em vista que no seu interior ele sente um vazio existencial. Sendo este o motivo de encontrarmos muitas religiões, mostrando dessa forma que a principal coisa o ser humano sente falta é a presença de Deus.

Lucas 18:18-19-20-21-22

18 - E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?

19 - Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.

20 - Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

21 - E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.

22 - E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

Perceba que nessa saga a maioria da humanidade está buscando de maneira errada, pensando que o vazio existencial pode ser preenchido por festas, viagens, grandes amigos e a parte mais destrutiva que é a busca nas falsas religiões. E dessa forma perdem o verdadeiro sentido da Vida.

Um grande exemplo desse fato que estou citando pode ser observado na parábola do filho pródigo (muito conhecida pelos cristão); que resumidamente conta a história de um jovem que exigiu do seu pai a sua parte da herança e ao receber, gastou tudo dissolutamente buscando a verdadeira felicidade. E ao chegar no fundo do poço, passando por muitas necessidades e fome, lembrou-se do seu pai e voltou para casa pedindo perdão pela sua atitude de louco.

Naquele momento o filho pródigo fez a seguinte citação

Lucas 15:18-19

18 - Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

19 - Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

Podemos ver em diversas partes da história do homem na terra que o ser humano passa todo tempo buscando coisas efêmeras e muitas vezes sem sentido, vindo a esquecer-se de Deus.

Da antiguidade até os dias atuais existe um grupo de homens célebres que estão procurando o “Santo Graal” (Suposto cálice que Jesus usou na última ceia; bem como a fórmula para transformar metal em ouro (os alquimistas).

Todavia, o objetivo deste pequeno estudo é esclarecer que a única maneira de encontrar respostas para todas as indagações e procura do homem no planeta terra, é aceitando a Jesus como único salvador, passando dessa forma a compreender os mistérios de Deus.

O Senhor criou o homem íntegro, contudo muitas foram as suas invenções chegando ao ponto de esquecer-se o verdadeiro sentido da existência no mundo material.

Eclesiastes 7:29

Eis aqui, o que tão somente achei; que Deus fez o homem reto, porém eles buscaram muitas invenções.

Deixemos os embaraços e mentiras que nos separam de Deus, e busquemos a salvação eterna em Jesus Cristo. Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil