Sermos Igreja

Nesta manhã, enquanto orava junto a alguns irmãos, no templo, o Senhor me levou a refletir sobre o SERMOS IGREJA.

Geralmente, chegamos com uma certa antecedência ao templo em um dia de Culto, escolhemos um lugar e nos acomodamos. Sentados ou não, baixamos a cabeça e permanecemos ali em uma postura introspectiva. O que passa em nossa alma naquele momento, só Deus o sabe. Há pessoas que preferem permanecer de pé, conversando, até que alguém se apresenta e dá início ao evento.

Esse alguém comprimenta a todos, ora, lê uma mensagem bíblica, ministra uma breve reflexão, ora novamente. A oração permeia tudo.

Outro assume a direção, inicia-se um período de louvor, orações são feitas, ministrações fluem da parte de Deus.

Na sequência, uma terceira pessoa conduz o ofertório, lendo uma mensagem bíblica, que é seguida de uma breve reflexão e a oportunidade é aberta para que todos possam entregar dízimos e ofertas. Mais orações são feitas.

Por fim, o pregador ou pregadora da noite vai ao púlpito e ministra a Palavra do Senhor, intercalando orações e outros atos, conforme o fluir do Santo Espírito. Ao final, após mais uma oração, os irmãos são liberados com a bênção sacerdotal:

A GRAÇA do Senhor Jesus Cristo, e o AMOR de Deus, e a COMUNHÃO do Espírito Santo sejam com todos vós. (2° Coríntios 13:13)

A questão é que o culto não acaba nesse ponto. A GENTE PRECISA IR ALÉM DO 2° CORÍNTIOS 13:13!!!

O culto tem de prosseguir, senão não passaremos de meros religiosos. Não há como sermos efetivamente crentes, se tão somente formos cumpridores da agenda semanal. E no antes e depois dos cultos, quem somos!? E nos demais dias, como nos comportamos!?

- Nós todos somos crentes em casa, no nosso cotidiano, juntos aos nossos familiares;

- Somos crentes no trabalho, juntos aos outros empregados e empregadores;

- Somos crentes na escola, juntos aos colegas, professores e demais funcionários;

- Somos crentes nos deslocamentos que fazemos a sós ou acompanhados, a pé ou nos diversos transportes públicos ou não;

- Somos crentes no estádio de futebol e/ou outros locais de eventos;

- Somos crentes em todas e quaisquer situações: no passeio, nos relacionamentos de amizade, namoro, nas redes sociais, nas resenhas, nas confraternizações, etc.

Ou seja, nós fomos aceitos na Filiação Divina; somos Filhos e Filhas de Deus; somos Templos do Espírito Santo e "NÃO MAIS VIVEMOS, POIS CRISTO JESUS VIVE EM NÓS".

DEUS NOS CONFRONTA E DESAFIA A SERMOS IGREJA EM TODO TEMPO E LUGAR.

Para concluir, ainda durante a oração matutina, pedi a Deus uma Palavra para embasar está reflexão. Ele, imediatamente, plantou em meu coração o *SALMO 1*, que diz assim:

_____

Como Deus deve gostar de você: você não aparece no Bar do Pecado, você não anda à espreita no Beco Sem Saída, você não frequenta a Escola dos Desbocados!

Pelo contrário, você vibra com a Palavra do Eterno, você rumina as Escrituras dia e noite. Você é como uma árvore replantada no Éden, dando frutos novos a cada mês, Que nunca perde suas folhas e que está sempre florescendo.

Você não é, de jeito nenhum, como os perversos, que não passam de poeira ao vento. Sem defesa nos tribunais, são companhia imprópria para as pessoas inocentes.

O Eterno traça o caminho que você escolhe. Mas o caminho que eles escolhem é uma pista escorregadia.

_____

Versão:

Biblia A Mensagem.