Fingimento

Cuidado Com Os Fingidos

Estamos vivendo uma era em que o fingimento está presente em todas as esferas da sociedade; sendo um principal agravante no rompimento de muitos relacionamentos. Fingir é: Ocultar o verdadeiro sentimento; falsidade; aparência de algo que não está sentindo.

Dentro deste contexto as pessoas rotineiramente dizem que estão bem, quando na realidade sente algo destrutivo dentro da alma e não querem livrar-se desta situação. Em outros casos fingem para agradar ao semelhante; e sorrateiramente debocham quando estão na ausência.

Mas, a Bíblia Sagrada ensina o seguinte:

Romanos 12:9

O amor não seja fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.

Temos um versículo que nos ensina a ser contrários às pessoas do mundo; porque as mesmas até dizem que amam, mas trabalham contra tudo que tem referência com Deus e o Evangelho, armando ciladas para destruir os salvos em todos os sentidos.

Lucas 20:20

E observando a Jesus, mandaram espias, que se fingissem justos, para apanharem nalguma palavra, e entregassem a jurisdição.

Perceba que no versículo acima, cumpresse o velho ditado do mundo, que diz: “Nem Jesus escapou da traição”. Isso é verdade.

Notoriamente, a maior arma do fingimento é a língua; daí devemos ter todo cuidado com o ímpio para não cair nos seus falsos elogios; tendo em vista que os tais são para causar ruína dos incautos, que pensam ser algo inofensivo, mas na verdade é puro veneno de uma língua destrutiva que saber usar palavras adequada para ludibriar a humanidade.

Provérbios 25:23

O Vento norte afugenta a chuva, e a face irada a língua fingida.

Em resumo, quer dizer: A cara feia afugenta aos falsos.

Por incrível que pareça o fingimento é um dos tentáculos da hipocrisia; mas o desejo de Deus é que todas as pessoas sejam honestas, justas e sem fingimento.

Outra coisa que vale a pena destacar que quem se comporta desta maneira, traz sempre dentro de si uma consciência pesada; pensando que está agradando o semelhante; mas, não passam de bajuladores que para conseguir algum benefício tem que mentir.

Em contra partida, a beleza de um cristão está em praticar a justiça de Deus, por essa razão devemos deixar o fingimento, conforme a recomendação do Apóstolo Pedro.

I Pedro 2:1

Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano e fingimento, e inveja, e todas as murmurações.

Não podemos servir ao Senhor de toda maneiras, e sim; buscando a santificação e transparência nas atitudes em cada dia, para não seremos como os fariseus seguidores de hipocrisia.

Por fim, vamos desfrutar de um versículo que está na Epístola de Paulo aos Coríntios.

II Aos Coríntios 6:6

Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido.

Todo cuidado é pouco, porque podemos enganar o mundo inteiro. Mas, nunca conseguiremos proceder dessa maneira para com Deus. tendo em vista que Ele é Onisciente, onipresente, onipotente, além de outros grandes atributos.

Não basta dizer que é de Deus, tem que haver conversão para que o espírito de fingimento seja banido para sempre da comunidade evangélica.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat - 16959