Dia 11 – Jó 18 – 24 . O sofrimento dos ímpios, O pedido de Jó.

6 de Janeiro de 2019

Os capítulos que lemos hoje falam sobre uma temática apenas, o possível sofrimento do ímpio. Bildade, Zofar e Elifaz alternam-se com Jó e debatem essa questão. Por um lado temos os amigos de Jó que defendem que os ímpios sofrem em vida, eles argumentam que por mais que os ímpios tenham bons momentos, cedo ou tarde sua alegria rói e o final de todos eles é a ruína. Essa discussão serve para que possam acusar Jó de estar sofrendo como pagamento pelos seus pecados, inclusive, em dado momento Elifaz acusa Jó de diversos pecados, como maltratar viúvas e órfãos, claro que são acusações sem fundamentos, mas, ante ao sofrimento que Jó passava, por certo teria comendito tais atitudes.

Por outro lado temos Jó, que advoga que em muitos casos os ímpios têm sim uma boa vida e, às vezes, não sofrem aparente castigo algum pelas suas atitudes más. O debate deles produz aquilo que quase todo debate produz; Nada. Os dois grupos seguem com suas opiniões e tecem argumentos e mais argumentos, entretanto, para nós, muito proveitoso é esse debate.

Basta ligarmos a televisão para sabermos que Jó tinha razão, muitas vezes vemos pessoas más tendo uma vida boa e saindo impune das mais diversas situações, não devemos portanto ficar chateados com isso, mas sim orar pela conversão dessas vidas. É verdade que em muitos casos oramos pela Justiça de Deus, mas veja que, Se Deus usasse sua justiça com nós (sem a sua misericórdia) será que escaparíamos?

Nessa vida nem sempre os justos são felizes, e nem sempre os ímpios pedidos; mas graças a Deus por sabemos que teremos uma nova vida e lá Ele enxugará dos nossos olhos todas as lágrimas.

Um fato interessante podemos ver no capítulo 19, nos versos 23 a 26; Jó declara que gostaria que suas palavras fossem escritas em um Livro, gostaria que fossem esculpidas em bronze com uma pena de ferro (ou ao contrário, não me lembro). Jó queria ter suas história imortalizada. Vejam só, não é que Deus atendeu seu pedido? A história de Jó figura na própria Bíblia! O livro mais vendido e mais lido do mundo, que resistiu a séculos e guerras e é a Palavra do Deus vivo!

Adriel M
Enviado por Adriel M em 06/01/2019
Código do texto: T6544246
Classificação de conteúdo: seguro