Dia 14 – Jó 38 – 42 ; Êxodo 1 – 4 . A resposta de Deus, O Beemote e o Leviatã, A oração Jó pelos seus amigos, O chamado de Moisés

9 de Janeiro de 2019

A epopeia de Jó termina hoje, não sei precisar quanto tempo levou da morte dos seus filhos à sua restauração, creio que tudo tenha decorrido dentro de alguns meses, ou algo parecido; independente disso, hoje lemos o que considero ser o ponto alto do livro de Jó, a responta de Deus!

“Onde estavas tu quando criei a Terra?” É assim, de forma “suave” que Deus inicia seu discurso, já colocando o homem em seu devido lugar. Em seguida, o criador, tece uma série de perguntas sobre a natureza e a criação, perguntas que homem nem um seria capaz de responder, além das perguntas, Deus afirma ser ele o responsável por providenciar a alimentação para os animais (Jó 38) deixando o homem como um simples espectador de toda a criação, alguém pequeno e que não compreende a agir divino.

Deus também cita dois animais que gostaria de comentar aqui, o Beemote no capítulo 40 e o famoso Leviatã no capítulo 42. Se em sua Bíblia você encontra “crocodilo” ao invés de Leviatã, peça o seu dinheiro de volta!

Que animais seriam esses? Há muita especulação sobre quais seriam esses animais, no entanto, nunca se chegou a um denominador comum, inclusive é por isso que algumas Bíblias trazem a palavra “crocodilo” ao invés de Leviatã, entretanto eu não gosto desse tipo de adaptação, uma vez que a palavra que lemos é Leviatã, não devemos mudar o vocábulo para uma interpretação pessoal. Há quem pense que o Leviatã era um nome para o crocodilo e que as partes do texto que falam que o Leviatã cospe fogo seriam apenas figuras de linguagem. De qualquer forma essa é uma interpretação e não pode substituir o termo escrito. Onde se está escrito Leviatã, deve-se traduzir Leviatã.

Acredito que o Beemote e o Leviatã sejam animais já extintos. Particularmente penso que o Beemote seja um dinossauro, um daqueles de pescoço longo e cauda comprida, penso assim pela sua descrição não se encaixar com nem um animal da atualidade, em especial a parte que fala sobre “não temer enchentes de rio”. Já o Leviatã, possui um detalhe a mais, o texto fala que ele cosipa fogo, acredito que ele é o animal que originou a lenda dos dragões, penso ser um ictosauro que cuspia fogo.

É verdade que estamos acostumados a ouvir que os dinossauros foram extintos a milhões de anos, não vou aqui entrar no mérito, mas não creio na teoria geológica das eras, e vou além, penso que a maioria dos dinossauros foram extintos por ocasião do dilúvio, acredito ainda que um ou outro remanescente ainda sobreviveram nas primeiras épocas pós diluvianas, (época onde situo a história de Jó) mas acabaram por extintos devido a caça. Se você se interessar pelo assunto, pesquise sobre a teoria da “A terra Jovem”. Sei que defender essa teoria pode me pintar como um fanático, até no meio teológico a teoria da “Terra Jovem” é vista com mal olhos por alguns, entretanto sei no que acredito e tenho meus motivos, é um assunto que estudo e pesquiso, convido você que se tornou curioso a fazer o mesmo.

Jó por sua vez, ao ouvir toda a fala de Deus, desiste de lhe questionar a causa do seu sofrimento, e afiram que agora conhece Deus de vista e não só de ouvir falar. Fica aqui a lição de Jó, devemos questionar menos a Deus. Embora questionar a Deus não seja pecado, mostra uma certa imaturidade nossa.

Deus então fala com Elifaz e seus amigos e os acusa de erro, Deus não se agradou da forma com que eles falaram com Jó. Vale notar aqui que o texto bíblico exclui Eliú da repreensão divina, talvez em suas palavras o Senhor não tenha encontrado motivos para condená-lo. Os amigos de Jó então levam animais para que Jó ofereça a Deus em sacrifício por eles. A Bíblia afirma que Deus muda a história de Jó enquanto ele orava pelos seus amigos!

Podemos aprender muito com a história de Jó, a forma como ele lidou com o sofrimento, a dedicação dele a Deus, como Deus reverteu sua história lhe dando tudo em dobre no final. Considero Jó um dos livros de leitura obrigatória até para aqueles que não acreditam na Palavra.

Chegamos então no Êxodo e na história de Moisés. Depois da novela da rede Record, acredito que todos ouviram falar dese famoso personagem bíblico. Na leitura de hoje vemos como o povo de Israel cresceu no Egito e como tornou-se esvaro; vimos como clamaram a Deus e como foram ouvidos. É curioso saber que, diferente da novela, Moisés tinha 80 anos quando viu a sarça pegando fogo e foi chamado por Deus. Muitos de nós queremos fazer grandes coisas da vida, mas quem espera ter uma missão tão grandiosa iniciando aos 80? Nunca é tarde para servir a Deus, nunca é tarde para ser útil. Dizem que a vida começa aos 40? A vida de Moisés começou aos 80!

Ps: Continuo utilizando o LibreOffice, tenho aprendido mais sobre como utilizá-lo, a uns dois dias saiu a nova versão, estou agora a usar a Versão 6.1.4.2

Vou deixar aqui um Link para quem quiser ler um pouco mais sobre o Leviatã e o Beemote, existe muito mais material sobre esse assunto, mas, para quem se tornou curioso, já é um norte.

https://defendendoafecrista.wordpress.com/2015/05/29/dinossauros-na-biblia-leviata-e-beemote/

Adriel M
Enviado por Adriel M em 09/01/2019
Reeditado em 09/01/2019
Código do texto: T6547010
Classificação de conteúdo: seguro