Dia 28 – Números 25 – 30 . A cilada de Balaão, As filhas de Zelofeade, O pedido de Moisés

23 de Janeiro de 2019

Eis que Balaão retorna à nossa leitura, mas de forma discreta. Hoje ressalto aqui mais uma vez que Israel se distancia de Deus, lemos também sobre uma questão de heranças e finalizamos estudando o “aviso prévio” que Deus dá a Moisés avisando-o de sua morte.

Israel, infelizmente volta a pecar, o povo se relaciona com mulheres estrangeiras e oferece sacrifícios a outros deuses, esse fato levanta a ira de Deus e uma praga mata milhares dos israelitas (Nm 25); o interessante dessa história é que leremos mais a frente que foi o próprio Balaão quem arquitetou esse plano (Nm 31.7-16). Balaão sabia que não poderia amaldiçoar o povo e ir contra a vontade de Deus, mas, provavelmente ficou tentando em receber as riquezas que lhe fora prometido, por isso resolveu colocar Israel contra seu próprio Deus, e Israel caiu perfeitamente no laço.

Após essa praga, um novo censo é feito, agora o objetivo é se preparar para dividir as terras de Canaã, mas percebe-se que a família de Zelofeade não possui homens, ele só teve filhas, por isso o caso é levado a Moisés e em seguida a Deus. O Senhor determina que em casos do tipo, a herança deva ser entregue às filhas (Nm 27.7). Embora pareça um texto simples, eu gosto muito dele, pois, mais a frente ele nos trará desdobramentos muito importantes.

Por fim, chegamos ao aviso de morte de Moisés. O destaque que gostaria de fazer é interessante (ao meu ver). Ao saber de sua morte, Moisés não pede mais tempo de vida, não reclama ou tenta argumentar; ele pede a Deus que levante um bom líder para guiar Israel em seu lugar (Nm 27.16)

É interessante saber que em um momento final a preocupação de Moisés ainda era com o povo, povo esse que o fez pecar e o deixou fora da Terra Prometida. Moisés era de fato um líder de Deus, um homem sem igual que dedicou a sua vida à obra de Deus.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 23/01/2019
Código do texto: T6557427
Classificação de conteúdo: seguro