Dia 109 II Crônicas 16 – 16. Apostasia de Jeroboão, Roboão em cima do muro, Abias e seu clamor, A reforma de Asa

15 de Abril de 2019

Começamos hoje com a famosa divisão do reino de Israel em reinos do Norte e Sul, o Norte fica com Jeroboão, o novo rei levantado por Deus, o Sul continua com a família de Davi, na pessoa de Roboão. É curioso pensar que nem um desses reis foram totalmente fiéis a Deus, em especial Jeroboão, que assim que se firmou no trono abandonou ao senhor.

Jeroboão abandoa a Deus pensando que dessa forma, o povo não precisaria ir sacrificar em Judá, ele temia que por irem até Jerusalém resolvessem desertar e voltarem a fazer parte do reinado de Davi. Sua estratégia no entanto deu errado. Ao abandonar a Deus, houve um êxodo daqueles que não concordavam com suas práticas idólatras (2Cr 11.15-16). Depois dessa apostasia promulgada por Jeroboão, nunca mais o reino do Norte seguiu a Deus.

Já no reino do Sul, Roboão andava em cima do muro, em alguns momentos servia a Deus, em outros o abandonava; sua instabilidade fez com que Deus enviasse a Sisaque, Rei do Egito para dominar sobre Judá. Roboão então volta-se a Deus e Deus os livra, mas o deixa ainda debaixo da servidão de Sisaque “para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da terra” (2Cr 12.8).

Aprendo com isso que Deus ouve nossas orações, Ele nos perdoa e nos livra, mas temos sempre que arcar com as consequências dos nossos erros; Deus permitiu que houvesse essa condição de opressão a fim de ensinar a Judá; Nós podemos aprender com nossos erros, mas, mais sábio seria aprender com os erros dos outros. Não deixemos de lado o que podemos aprender com a vida de Roboão.

Falemos agora de Abias e de como clamaram ao Senhor, em momento de dificuldades (2Cr 13.14-15), chamaram a Deus em um momento de aflição, e Ele se fez presente. Muitas vezes só nos lembramos de Deus nesses momentos, quando nos sentimos cercados e sem perspectivas; ainda assim Ele nos ouve.

Já tive “amigos” assim, que só me procuravam quando tinham necessidades, só se lembravam de mim para pedir meu auxílio, esse tipo de atitude acabou me entristecendo, penso que já fui esse “amigo” para Deus, de só o procurar em dificuldades. Aconselho a todos a reverem seu conceito de amizade com Deus.

Encerramos comentando sobre Asa, um rei que dedicou seu coração ao Senhor. Asa fez o que estava ao seu alcance para servir a Deus, não que tenha sido perfeito, mas até a sua mãe foi deposta como rainha por conta de sua apostasia (2Cr 15.16), contudo, nem tudo é perfeito; Asa em um momento de dificuldade resolve fiar-se no homem e não em Deus e por isso recebe uma repreensão do Senhor por intermédio do profeta Hanani (2Cr 16.7-10)

Infelizmente Asa resolve prender o profeta, como se a responsabilidade fosse dele. Mesmo assim, Asa foi um rei que no geral procurou servir a Deus, muito ele fez pelo culto ao Senhor e portanto figura entre os grandes reis de Judá.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 15/04/2019
Código do texto: T6623906
Classificação de conteúdo: seguro