Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

"Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos."

Provérbios 16:3

Esse versículo é bem conhecido e normalmente gostamos muito dele. Mas será que realmente o praticamos? Será que realmente consagramos tudo o que fazemos ao Senhor? A primeira coisa que fazemos ao acordar é consagrar o nosso dia ao Senhor? Em primeiro lugar, é importante ressaltar que esse versículo está falando de um justo. Portanto, está falando de alguém que pretende agradar ao Senhor. Por que muitas vezes nós falhamos em agradar o Senhor mesmo querendo agradar o Senhor? Pois bem, o êxito de um dia não está em começar o dia de pé, mas sim em começar o dia de joelhos. Nós devemos começar o nosso dia de joelhos consagrando tudo o que vamos fazer ao Senhor. Não fazer isso é acreditar que os nossos planos podem ser bem-sucedidos pelos nossos méritos. É possível que os nossos planos sejam bem-sucedidos se nós não os consagrarmos ao Senhor? Sim! Do contrário os planos dos ímpios jamais seriam bem-sucedidos. Mas a questão é: se nós não consagrarmos os nossos planos ao Senhor, nós estaremos dando toda glória ao Senhor? Não! Nós fomos feitos para o louvor da glória de Deus (Ef. 1.11-12). Deus nos fez exclusivamente para sua glória. O nosso coração bate e os nossos pulmões respiram somente para dar glória ao Senhor. A partir do momento que não damos glória ao Senhor em tudo o que fazemos, nós perdemos o único sentido para o qual fomos criados.Veja o que diz II Timóteo 3.16-17:

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

Quando nós não consagramos os nossos planos ao Senhor, nós não temos fé que Deus é capaz de nos instruir para toda boa obra. Muitas vezes interpretamos a expressão "toda boa obra" neste versículo como se o apóstolo Paulo estivesse falando somente das "coisas de Deus". Mas na verdade não. O apóstolo Paulo está falando literalmente de toda boa obra. Ele está falando das "coisas de Deus", mas também está falando do nosso trabalho, da nossa escola, da nossa faculdade, das nossas amizades, da nossa família, etc. Na verdade, quando nós entendemos que nós devemos glorificar a Deus em tudo o que fazemos, não há essa separação entre "coisas de Deus" e vida secular. Certa vez um sapateiro perguntou a Lutero o que ele tinha que fazer para servir melhor a Deus e Lutero respondeu: "Faça um bom sapato!" Ou seja, tudo o que fazemos deve ser para glória de Deus. O ímpio e o justo podem fazer um bom sapato. A diferença entre um e outro é que o ímpio faz um bom sapato e o justo faz um bom sapato para glória de Deus. Quando as pessoas olharem para o sapateiro ímpio dirão: "Ele é um bom sapateiro." Quando as pessoas olharem para o sapateiro justo dirão: "Ele é um servo de Deus." Os nossos planos podem glorificar a Deus ou não. Se nós não consagrarmos os nossos planos ao Senhor, nós não glorificaremos a Deus. Se nós consagrarmos os nossos planos ao Senhor, os nossos planos glorificarão ao Senhor. Isso é um exemplo de graça comum e graça especial. O ímpio pode fazer um bom sapato porque Deus faz com que o sol se levante para maus e bons, e que a chuva desça sobre justos e injustos (Mt. 5-44-45). Mas o justo ao fazer um bom sapato, revela o amor, a graça e a misericórdia de Deus para com ele. Portanto, consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

Davi Benac
Enviado por Davi Benac em 12/05/2019
Reeditado em 12/05/2019
Código do texto: T6645582
Classificação de conteúdo: seguro