Dia 146 – Lucas 10 – 13. Dependência; O Próximo; O Necessário; Que pai é esse?; Mãe; Perigo;Herança.

22 de Maio de 2019

Em dado momento de seu ministério, Jesus comissiona setenta discípulos e os envia a pregar a palavra pelas redondezas, é interessante notar que Ele determinou que esses missionários não levassem nada, nem bolsa (dinheiro), nem alforje (bolsa para objetos) nem nada de excepcional, eles deveriam ir como estavam (Lc 10.1-4).

Penso que Jesus queria mostrar a esses discípulos que Deus seria o seu provedor; embora a ideia de uma viagem sem preparativos pareca uma sandice do ponto de vista estratégico, a lição que se aprenderia ali seria de inestimável valor para a fé dos servos.

Na mesma passagem Jesus lhes fala que não é indigno serem recebidos pelas pessoas em sua condição de pregador. Como não tinham levado dinheiro, nessa missão precisariam ser sustentado pelos outros. O trabalhador é digno do seu salário (Lc 10.7). Precisamos ajudar e sustentar aqueles que, chamados por Deus par um ministério integral, se lançam ao campo. Não me refiro aqui a aproveitadores, antes aos verdadeiros comissionados por Deus.

Jesus conta ao povo a parábola do bom samaritano em Lucas 10, a partir do verso 25; no contexto em questão, Jesus tentava explicar a quem devemos amar; a expressão “amai ao próximo” nos leva a essa pergunta: quem é o Próximo?

Um homem descia de Jerusalém para Jericó, diz Jesus, e foi assaltado e surrado pelo caminho, sendo deixado quase morto; Um sacerdote passou por ele mas não o quis ajudar, depois um levita; por fim um Samaritano o viu caído e o ajudou.

O sacerdote era o elo entre Deus e os homens, (pelo menos deveria) ele oferecia o sacrifício pelos pecado e outra série de miudezas relacionada com o culto a Deus; deveria ser uma pessoa próxima de Deus, mas essa pessoa simplesmente passou de lado. É provável que não quisesse se tornar impuro caso tocasse no corpo e descobrisse que o homem estava morto. Preferiu seguir seu caminho.

O levita era um ajudante das funções sacerdotais, em uma contextualização “poderíamos” dizer que passaram por aquele homem um pastor e um diácono, mas o fato é que nem um deles quis se deter para o ajudar.

Por fim veio o samaritano. O judeu não gostava do samaritano, porque eles eram um povo misturado, eram parte judeus e parte outras nações; adoravam ao Deus de Israel mas a outros deuses também, eles eram preconceituosamente considerados impuros e indignos.

Nossas igrejas hoje em dia também têm os seus “samaritanos”, grupos de pessoas que são consideradas impuras e indignas; a lista é longa e qualquer um deles poderia servir de exemplo para a nossa contextualização; homossexuais, prostitutas, adeptos de religiões de matriz africanas… Pessoas que fazem a igreja torcer o nariz.

Pois bem, foi essa possa que ajudou o pobre assaltado. Jesus então pergunta quem é o próximo e nos deixa uma lição de amor gigantesca. Devemos amar as pessoas independente de seus rótulos.

O que é realmente necessário para nossa vida? Podemos aprender com Marta e Maria. Marta estava ansiosa com os afazeres do lar, corria para todos os lados a fim de servir a Jesus, estava preocupada em mostrar serviço (Lc 10.40); sua irmã no entanto, apenas ouvia a Jesus.

Ao ser questionado, Jesus afirma para Marta: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lc 10.41-42).

Servir a Jesus é importante, de fato devemos nos esforçar para lhe servir da melhor forma, mas tudo tem o seu momento, e aquele momento era o de aprender. Em muitos momentos de nossas vidas, podemos nos tornar pessoas ativistas; tenho visto muitos homens e mulheres que trabalham de forma incansável em suas igrejas, mas que não param par a ouvir a voz de Deus.

Lembre-se que só podemos dar aos outros aquilo que nós temos, se não separarmos um momento de nosso dia para para nossa comunhão com Deus, seremos cada vez mais como Marta, distraída e ansiosa com nossos afazeres eclesiásticos, e esquecendo-nos que apenas uma coisa é necessária; Comunhão com Deus.

Existe uma corrente de pensamento que diz que “Se pedirmos amor a Deus, ele não nos dará amor, mas sim oportunidades para amar; se pedirmos forças a Deus, ele não nos dará força, mas sim situações para que sejamos fortes”. Seguindo essa linha, penso que é melhor ficarmos calados para que não tenhamos mais problemas!

Entretanto não concordo com esse tipo de pensamento. Se estamos nos sentindo fracos e pedimos forças a Deus, é isso que ele nos dará. Precisamos de força para as lutas e não de mais lutas.

Tiago nos fala “se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente” (Tg 1.5). Deus nos dá. Se você está em uma situação difícil, não tema orar ao Senhor, não pense que isso lhe trará mais males, afinal “qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?” (Lc 11.11)

Uma dada mulher, feliz e animada com as palavras de Jesus prefere a seguinte frase “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.” (Lc 11.27); de fato, ter sido a mãe do Messias foi, sem dúvida alguma, um privilégio. Maria é sem a menor sombra de dúvidas Bem-aventurada; entretanto, Jesus aproveita a oportunidade para lançar mais uma pérola dos seus ensinamentos dizendo: “Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lc 11.28).

Mais importante do que ter sido parente de sangue de Jesus é o guardar de suas palavras; chamamos atenção aqui para o verbo “guardar”, que nesse caso nos traz uma ideia de algo constante além de uma qualidade de guardador; Devemos portanto ser fies guardadores da palavra de Cristo, devemos a guardar todos os dias e de forma perfeita.

Jesus nos ensina que não devemos temer aqueles que podem destruir nosso corpo, estes têm um poder limitado, porque uma vez que nos tiram a vida, não têm mais o que nos fazer (Lc 12.4). Antes devemos temer aquele que pode lançar a alma no inferno, uma vez que esse sim é um sofrimento eterno (Lc 11.5).

Precisamos compreender o real perigo que corremos; a vida aqui na Terra é curta, e após ela virá o Juízo. Muitos de nós vivem os seus dias de formas alheias a isso, nosso destino eterno está sendo decido enquanto aqui vivemos. Devemos estar preparados, porque nosso julgamento pode chegar a qualquer momento (Lc 12.37) cabe a nós decidirmos onde estaremos durante a eternidade, se ao lado de Jesus ou se longe dele. Lembre-se que Jesus nos deixou a promessa da sua vinda, não sabemos o dia, mas precisamos andar preparados (Lc 12.40).

Vindo ele a nós, ou indo nós a ele (morrendo), nosso momento virá e precisamos decidir aqui de que lado estaremos naquele grande fia

Mais uma vez vemos Jesus não entrando em questões sociais e econômicas; um certo homem quis levar uma causa sobre a divisão de uma herança para Jesus; mas o mesmo se escusou de tratar o assunto (Lc 12.14). Reafirmo aqui que o ministério de Jesus não foi trazer igualdade social para a terra, antes, veio nos trazer o Reino de Deus, Jesus veio morrer pelos nossos pecados e nos dar acesso a Deus; ele não levantou bandeiras socialistas, comunistas ou capitalistas, seu ministério era o Reino.

As vezes, em minha leituras, acabo por encontrar um erro que escrevi ou alguma forma de melhor apresentar o assunto; não tenho ,no entanto, como alterar o texto em todos os lugares em que disponibilizo, por isso tenho um arquivo que considero o original.

Aqueles que quiserem podem o conferir em formato .Pdf no link abaixo.

Caso você tenha lido algo interessante por aqui, sugiro conferir a redação constante no link a fim de aferir se foi redigida alguma alteração.

https://drive.google.com/file/d/1QY20OLO3my1azsMfQbkeTg5DB-NZUeYF/view?usp=sharing

Adriel M
Enviado por Adriel M em 22/05/2019
Reeditado em 22/05/2019
Código do texto: T6653545
Classificação de conteúdo: seguro