Entrando no Repouso

"Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso." (Hebreus 3.11)

Nesse versículo, que é uma citação de Salmos, o autor de Hebreus afirma que Deus jurou. O deus da Bíblia é sempre apresentado como extremamente preocupado em zelar por aquilo que diz, aconteça o que acontecer. Isso significa que desconfiar ou não crer naquilo que Ele diz é uma ofensa gravíssima ao Seu caráter, enquanto a fé verdadeira honra Sua santidade.

Essa fidelidade de Deus à Sua palavra é um alívio para os crentes, mas um perigo para os que O desprezam. Isso porque Seu zelo O levará a cumprir todas as suas ameaças e exigir furiosamente que os Seus mandamentos sejam cumpridos. Portanto, devemos tremer diante do que o Senhor diz, não abusando da Sua misericórdia, sabendo que Sua paciência não dura para sempre e a Sua ira, ou seja, Sua inclinação infinita a satisfazer Sua justiça, é provocada por qualquer coisa que vá contra Sua Palavra.

A manifestação da Ira de Deus nesse versículo foi impedir que os hebreus entrassem no repouso [katapausin] de Deus. O autor discutirá mais adiante o que esse repouso significa, mas podemos dizer, por agora, que aquele que confia na Palavra do Senhor tem segurança, uma vez que está debaixo das suas bençãos, e Ele é fiel em abençoar os Seus; entretanto, aquele que erra em seu coração e não conhece os caminhos do Altíssimo jamais terá descanso, uma vez que está sempre sob constante ameaça, já que Deus a todo momento está disposto a fazer cumprir Suas palavras a respeito dos ímpios. "Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo", diz o versículo 12.

É importante salientar que Deus é onisciente, de modo que não basta uma obediência apenas exterior. Em nosso íntimo, no coração, devemos ser fiéis ao Senhor, ou acenderemos Sua ira da mesma forma. "Não endureçais os vossos corações", alerta o versículo 8. O Senhor é bom, e exige de nós que também manifestemos bondade, a fim de que os nossos caminhos sejam como os caminhos de Deus, e a nossas obras sejam como as obras de Deus. Assim, a fé que Deus exige de nós não é apenas um sentimento ou um assentimento intelectual, mas uma fidelidade muito prática. É ouvirmos a voz de Deus e prontamente atendê-la.

Não se afaste do Deus vivo. Viva de modo a experimentar o Seu caráter e se relacionar com Ele todos os dias, pois Nele temos descanso. Não queira testar por muito tempo a paciência divina, pois Sua ira é terrível por causa do Seu grande zelo e fidelidade; mas conheça os Seus caminhos e não erre em teu coração. Busque experimentar mais e mais de Deus por toda a tua vida, para que assim você possa conservar firme a tua fé, esperança e amor. Portanto, não se afaste da Igreja, pois ela é a grande manifestação visível da ação de Deus nesse mundo. "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado" (versículo 13).

Encoraje as pessoas que você ama a que não se afastam do Deus Vivo, pois a falta de encorajamento nesse sentido pode levar uma pessoa a ficar vulnerável aos efeitos do pecado na vida dela, de modo que o seu coração se endurece, o pecado a engana e ela perde a confiança em Deus, o que é muito perigoso, pois somente nos tornamos participantes de Cristo se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança Nele até o fim (versículo 14).

Isso significa que só podemos dizer que uma pessoa realmente se uniu a Cristo se ela perseverar. Se pararmos no meio do caminho, o Senhor não nos poupará, punindo nosso pecado. Essa perseverança acontece todos os dias, vitória após vitória contra o pecado, tentação após tentação, mais e mais pertos do Senhor. Nosso coração precisa ser constantemente ensinado a ser zeloso pela Palavra de Deus como o próprio Deus é. O endurecimento do coração é a teimosia em insistir em fazer o mal, enquanto a fé é a perseverança em ser fiel à voz do Espírito Santo, um dia de cada vez. Nossa alma não pode permanecer inerte, ela sempre está fazendo esse movimento, ou mais perto de Deus, ou mais perto do inferno.