4 situações vividas pela igreja nos dias atuais

Texto bíblico: Ezequiel 37: 1-14

“É sua honra que está sendo maculada; é seu bendito Filho quem está sendo ignorado, suas leis que estão sendo transgredidas, seu nome profanado, seu Livro esquecido, e sua casa está-se tornando um círculo social (Leonard Ravenhill).”

Introdução: Falar sobre os momentos difíceis que a igreja tem vivido, sobre o pecado forçando a porta para entrar e sobre nossa negligência em tomar uma atitude em busca de um avivamento genuíno. A situação pode ser analisada e humanamente chegarmos à mesma conclusão que o povo de Israel: “...Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança... (Ezequiel 37:11)”. Mas cremos que o Senhor há de nos enviar um grande avivamento conforme Joel 2: 28-29.

Obs.: Avivamento significa: manter vivo e despertamento

1ª situação: Ossos sequíssimos (v. 2)

Essa é a situação em que muitos se encontram atualmente. Um dia tiveram vida, mas permitiram que o pecado lhes trouxesse a morte espiritual. Se conformaram com o mundo, se apostataram da fé e hoje estão longe dos projetos do Senhor. A teologia chamada “nada a ver” é responsável pela maioria dessas mortes.

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. (Efésios 2:1-3)

Efraim com os povos se mistura; Efraim é um bolo que não foi virado (Oséias 7:8)

2ª situação: Barulho e rebuliço (v. 7)

Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram cada osso ao seu osso. (Ezequiel 37:7)

Essa é a situação que muitos de nós temos confundido com a chegada do avivamento. Há barulho, há rebuliço, há campanhas, há grandes cruzadas evangelísticas, mas ainda falta a vida, falta a unção do Espírito Santo.

Esse grupo, em sua maioria, é formado por pessoas que buscam o poder, mas se esquecem do conhecimento da Palavra de Deus. Paulo fala que eles têm zelo de Deus, porém, sem entendimento (Romanos 10:2)

3ª situação: Corpo perfeito, porém sem vida (v. 8)

Essa é a igreja religiosa. Perfeita em sua organização, em seus departamentos, canta, prega, evangeliza, obedece os mandamentos, etc, mas já perdeu a essência do primeiro amor.

Assim estava a igreja de Éfeso: “Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. (Apocalipse 2:1-4)”

A mesma situação era vivida por Sardes: E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. (Apocalipse 3:1)

4ª situação: Fase gloriosa em que o Espírito Santo é derramado, transmitindo a verdadeira vida (v. 10)

“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (João 7:38)”

“Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. (Atos 4:31-35)”

Conclusão:

Nossa oração é para que o Senhor, na sua grande e infinita misericórdia, derrame seu Espírito sobre nós e que venhamos a ser uma igreja que viva os ensinamentos da Palavra de Deus, não apenas por religiosidade, mas movidos pelo Espírito Santo, testemunhando dia após dia o glorioso Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Evandro Alves dos Santos
Enviado por Evandro Alves dos Santos em 29/11/2019
Código do texto: T6806539
Classificação de conteúdo: seguro