Como ser agradável para Deus e as pessoas?

Se formos analisar o fato de que Samuel se fazia agradável assim para com Deus como para as pessoas, vamos perceber que ele cumpria todos os mandamentos. Ele era irrepreensível. Uma pessoa, para alcançar este testemunho de Deus, precisa amá-Lo acima de todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo. Um certo dia, um intérprete da lei perguntou a Jesus: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna? ” Jesus lhe perguntou: “O que está escrito na lei? Como interpretas? ” Segue abaixo o que ele respondeu:

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento;

e:

Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Ao que a resposta de Jesus foi:

“Respondeste corretamente; faze isto e viverás”. (Lc 10.25-28)

Isso nos ensina que se temos comunhão com Deus e nossos irmãos (nosso próximo), temos garantia de vida eterna. João, em sua primeira carta, diz:

“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar o seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos este mandamento: que aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão”. (1Jo 4.20)

Assim, de acordo com a Bíblia, devemos procurar a paz com Deus e com o nosso próximo, porque até uma oferta só vai ser aceita diante de Deus, se estivermos em paz (Mt 5.22-25).

Em todo este contexto surge a questão: Como agradar a Deus e as pessoas? A Bíblia mostra-nos como viver de maneira harmoniosa com Deus e as pessoas. O primeiro passo para agradar a Deus é tendo fé que Ele existe. Isto é ratificado pelo escritor aos Hebreus:

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é e que se torna galardoador dos que O buscam”.(Hb 11.6)

Pela fé, como narra o Escritor aos Hebreus, os antigos alcançaram testemunho.

Já quando o assunto é agradar pessoas, a situação fica um tanto mais complicada. Dizem que nem Jesus agradou a todos. Fato. Mas sabemos que ao menos o problema não era Jesus. Jesus disse:

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Leis e os Profetas”. (Mt 7.12)

Se você quer saber quando está fazendo a coisa certa com relação ao próximo, copie estas palavras de Jesus e cole em suas atitudes. Sempre existem aqueles que se opõem, que não gostam de nós, mas, contudo, devemos sempre ter a consciência limpa diante de Deus, e que não venhamos dever nada a ninguém, a não ser o amor de Deus (Rm 13.8).

Samuel provavelmente vivia num padrão exemplar para a sua geração. Ainda muito jovem, já era referência para todos que vinham adorar em Siló.

Parte de meu livro: SAMUEL O GRANDE REFORMADOR

Mesequias Oliveira
Enviado por Mesequias Oliveira em 20/01/2020
Reeditado em 20/01/2020
Código do texto: T6845930
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.