A Segunda Milha

Na época do império romano, se um cidadão de Roma estivesse em viagem e encontrasse um judeu na estrada, ele poderia obrigar este a ir com ele carregando sua bagagem por uma milha romana ( 1.401,58 m ). Depois disto, o judeu estaria liberado esta obrigação. Essa era apenas uma das muitas loucas determinações que Roma impunha aos judeus. Em Mt 5:41 nós vemos Jesus dizer o seguinte: “Se alguém te obrigar a andar uma milha vai com ele duas”. Jesus fazia nesta frase uma referência a esta determinação romana e aproveitava para noa ensinar que sempre devemos tentar ir além do que é uma simples obrigação para nós. Não que ele concordasse com Roma, mas queria dar uma lição para outras situações da nossa vida. Na maioria das vezes, fazemos somente aquilo que nos é imposto e ainda murmuramos. Todas as vezes que Deus prometia uma vitória para seu povo Ele dizia: “esforça-te e Eu serei contigo”. Esforço quer dizer empregar uma força maior, animar-se, encorajar-se. Precisamos sair da primeira milha pois a bíblia diz que se fizermos somente aquilo que nos é imposto somos considerados servos inúteis ( Lc 17:10 ) Deus tem prazer naquele que quer ir além e quer dar o seu melhor para Ele, o seu mais. O povo que morreu no deserto não conseguiu entrar na terra prometida porque só sabia viver debaixo de ordens, se acostumaram a agir movidos a chibatadas e não aprenderam a ser livres. Quando saíram do Egito não sabiam o que fazer pois agora não eram mais escravos, Moisés queria que eles obedecessem à lei por amor a Deus e não por obrigação. Mas, por não conseguirem andar a segunda milha, todos que saíram do Egito caíram no deserto, exceto Josué e Calebe. Andemos a segunda milha em direção a nossa vitória. Se quisermos mais de Deus ou o melhor de Deus, tentemos dar a Ele também o nosso “Mais” , o nosso “Melhor” . Quando começarmos a ir além daquilo que nos é imposto ou daquilo que é costumeiro para nós, não mais seremos considerados inúteis e com certeza traspassaremos limites e barreiras alcançando assim nossa vitória, e o que é melhor, teremos muito mais de Deus.

Elaine Monte
Enviado por Elaine Monte em 11/10/2007
Reeditado em 03/08/2018
Código do texto: T689350
Classificação de conteúdo: seguro