Jesus, a Ressurreição e a Vida

João 11.25

Há um evento social que muitas pessoas aceitam ir, embora não queiram muito e há outras que se recusam, mesmo que seja uma pessoa muito próxima. Refiro-me ao funeral e sepultamento. O ser humano não aceita a morte naturalmente, chega a ser absurdo pensar que uma pessoa estava viva num momento e tão logo morrer. A nossa fragilidade é assustadora. A família cristã que perde um ente querido não costuma sofrer muito, pois crê que a pessoa falecida está salva e irá para o Senhor. É um conforto, motivo para sofrer menos, porém esta mensagem não é sobre a morte, mas sobre a vida.

Quando Jesus disse que é a ressurreição e a vida, Lázaro já estava morto há quatro dias. Aliás, Jesus não foi no velório do seu amigo, até foi avisado antes da morte, mesmo assim esperou e foi no tempo oportuno. Marta foi até seus pés chorando e no meio do diálogo demonstra crer na ressurreição no último dia, é depois dessa fala que Jesus declara: Eu sou a ressurreição e a vida. No original em grego a palavra ressurreição é anastasis, cujo significado é levantar de novo (no caso o corpo) e palavra vida é zoé, que tem a idéia de existência do corpo e da alma.

Há outras narrativas de ressurreição nos evangelhos e também nas cartas de Paulo (narrado em Atos 20.7-12). Destaco o caso do filho da viúva de Naim e da filha de Jairo. Tamanha alegria deve ter sido a da viúva de Naim e de Jairo por ter de volta seus filhos.

Por outro lado também é motivo de alegria quando uma pessoa que estava entregue aos pecados e depois de convertida inicia-se uma restauração por meio do Espírito Santo que nos santifica até chegar a um ponto que é outra pessoa bem diferente daquela de outrora, praticamente um renascimento (aliás, Jesus disse para Nicodemos que para entrar no Reino de Deus é necessário nascer de novo por meio da água e do Espírito). Aquele que estava morto em seus pecados pode ter um novo nascimento e uma nova vida em Cristo Jesus. No capítulo 10 versículo do evangelho de João o Senhor Jesus disse que veio para que tenhamos vida em abundância ou plenitude, ou seja, muita vida, muito mais do que as pessoas dizem ou acreditam ter. Se por um lado Jesus é a ressurreição para aqueles que estão mortos fisicamente, Ele também é vida para os que existem, mas não vivem verdadeiramente. Para ter esta vida no padrão Jesus é preciso morrer para nossos pecados e nascer de novo, arriscaria a dizer que é praticamente passar por uma ressurreição. Tudo isto pode acontecer, desde que se creia e queira.

10/07/2020

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 10/07/2020
Código do texto: T7001980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.