Jesus, Homem de dores

Isaías 53.3

A dor é a resposta do corpo diante de um corte, queda ou enfermidade. Pode ser tanto física quanto emocional. Pode durar alguns momentos e outras nos acompanham quase a vida toda. A primeira menção de dor na Bíblia está em Gênesis 3, no relato das conseqüências do pecado cometido por Adão e Eva. A mãe da raça humana foi penalizada por aumento de dores no momento do parto. Após uma pesquisa da origem da palavra dor descobriu-se que vem da palavra latina dolor, cujo significado está relacionado ao efeito de um corte. Pensando bem foi isso que aconteceu com a raça humana em Adão e Eva após o pecado, um corte na relação com o Senhor.

No livro do profeta Isaías, capítulo 53, versículo 3 está escrito: “Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima” (NVI). Por esta passagem dá para concluir que o homem de dores mencionado sofreu muitas dores emocionais, mas nos versículos 4 e 5, menciona dor por enfermidade e por feridas, além de várias metáforas como traspassado por transgressões e esmagado por iniqüidades. Ainda há mais sobre o que este homem passou e está no versículo 7 onde diz que foi oprimido e afligido. Quem é este homem que tanto sofreu, tão experimentado no sofrimento?

A raça humana afastada de Deus, seguiu seu próprio caminho como uma ovelha desgarrada. O Senhor na sua infinita misericórdia e graça resgatou homem por meio de Jesus, todavia havia uma dívida a ser paga. O homem pecou em Adão e continuava na iniqüidade, em estado de rebeldia. Alguém tinha que pagar por isto tudo. O versículo 6 de Isaías 53 diz que o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Aos nossos olhos humanos, cientes da nossa falha, sabemos que não é justo que só uma pessoa sofra por todas. Deus com certeza também não deve considerar isto justo, mas pela sua graça permitiu tudo que Jesus passou, embora não merecêssemos. Paulo diz no capítulo 5, v.8-9 da carta aos Romanos:” Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda por meio dele, seremos salvos da ira de Deus! (NVI). Como se vê, não havia escolha, alguém tinha que pagar o preço, como diz na linguagem popular: pagar o pato.

Quando entregamos em oração a nossa dor ou sofrimento por uma rejeição ou ferida profunda, Jesus sabe bem o que estamos passando, afinal Ele é experiente no assunto. Só Ele é capaz de aliviar a nossa dor, mas não podemos esquecer que a pior de todas já foi curada e superada, que foi do corte na relação com o Pai. A Ele sejamos sempre gratos.

02/09/2020

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 02/09/2020
Código do texto: T7052656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.