Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Na oração do homem está o seu coração.  

 

 

            A grande missão de Jesus foi ser Luz no mundo. Luz para que o homem não vivesse na escuridão; Luz para que o homem conseguisse enxergar a amplitude do amor de Deus; Luz para que o homem enxergasse sua própria natureza humana. 

            O homem é um ser egoísta e orgulhoso. Estes predicados estão na essência humana. Certamente, isto o leva a uma atitude de buscar sua felicidade de tal maneira que acaba passando por cima dos outros e também o levando a sofrer, pois, quando a pessoa perde-se no limite de si mesmo acaba causando e sofrendo ao mesmo tempo. 

            Sendo assim, Jesus vem ser Luz, vem instituir o perdão de Deus que nada mais é que o grande Amor Dele pela humanidade e por cada um de maneira singular. Jesus vem trazer ao homem a esperança da vida eterna, um presente que o homem recebe de graça, não pelos seus méritos, mas pela bondade do Pai. Em Jesus o homem é justificado. 

            Jesus também vem trazer a mensagem que Deus ama todos igualmente, independe a cor, etnia, posição social e econômica, pelo contrario, vem ficar ao lado dos pequenos, pobres e marginalizados. Este pobre não é tão somente o pobre economicamente, mas o pobre de coração, isto é, aquele que se esvazia de si mesmo e sabe que a grande riqueza é Deus. Feliz o homem que entende esta mensagem evangélica e procura viver esta verdade.

            No entanto, é comum o homem não se dar conta disto e viver sempre se achando melhor que o outro, viver uma oração egoísta, porque se acha maior, ou melhor, que o outro. Sendo assim, ainda que viva uma vida segundo os preceitos de Deus, não consegue se sentir justificado, ou feliz e está sempre numa busca insana da felicidade, surgindo sempre a tal indagação; "eu faço tudo direitinho, vou à igreja, dou meu dizimo religiosamente, participo de movimentos e pastorais e parece que Deus não liga pra mim." Isto é, vive sempre com o coração ou fechado ou pesado.

                        Jesus cheio de sabedoria conta uma parábola onde duas pessoas sobem ao templo para rezar um era fariseu, outro era um cobrador de impostos. O fariseu aproxima do altar e faz uma oração de ação de graças, no entanto, cheio de vaidade, com arrogância e muito presunçosa, se achando o homem mais cheio de virtudes, se gabando em sua oração. Já o outro senta bem atrás, abaixa a cabeça e se reconhece pecador e sua oração é uma oração de suplica, é de pedido de misericórdia. No final, este ultimo sai do templo com o coração aliviado e justificado, o outro sai como entrou. 

            Finalizando, é preciso reconhecemos pequenos, pobres e pecadores para assim, podermos sentir nos braços de Deus e encontrar a paz. Pois, os humildes serão exaltados e aqueles que se exaltam serão humilhados.  

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 28/10/2007
Reeditado em 28/10/2007
Código do texto: T713277
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 52 anos
5354 textos (1256054 leituras)
5 e-livros (11995 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 13/12/17 05:42)
Ataíde Lemos

Site do Escritor