Jesus, a Porta

João 10.9

Para acessar certos lugares é preciso autorização de alguém que na maioria das vezes está aguardando sua chegada. Por exemplo, há uma entrevista de emprego e a pessoa precisa ir até um edifício e na recepção informa o nome de quem lhe aguarda e entrega o documento. Quando é liberada ela pode passar uma catraca e ir para a porta do elevador rumo a sua oportunidade.

Na passagem de João 10.9 Jesus está dizendo que Ele é a porta por onde as ovelhas entram e quando assim fazem encontram pastagem. De forma figurada Jesus é a porta para a salvação. Pesquisando no original em grego a palavra porta é uma tradução de thura, que além de ser o equivalente da palavra porta, também pode significar oportunidade.

Outra passagem que menciona a porta é Mateus 7.13 e 14, todavia neste caso Jesus não se identifica com esta porta e nesse contexto a palavra em questão é uma tradução de pule, que tem a ideia de um portão. Jesus nessa passagem diz que o caminho para a vida se dá por uma porta estreita.

Ambas as passagens indicam que quem passa pela porta encontrará vida. Jesus diz em João 10.10 que o ladrão vem para matar roubar e destruir, mas Ele veio para dar vida e em abundância. Isto significa que antes de passar pela porta não temos vida que poderíamos ter. Muitas vezes entramos por portas que acreditamos ser o acesso para algo bom e seguro, mas na verdade não é a porta verdadeira e sim um atalho, e este não nos levará para o Pai.

Ao longo da vida temos várias oportunidades. Algumas perdemos outras aproveitamos. Chega um momento na vida em que o Espírito Santo leva uma pessoa a ouvir o Evangelho de Jesus e então é oferecida a oportunidade de iniciar uma caminhada, um tanto quanto árdua, pois é necessário se desfazer de coisas que gostamos, deixar de tomar algumas atitudes, deixar de desejar o que não é bom para nós, embora no momento não saibamos. Isso pode doer um pouco, mas lá na frente vamos agradecer ao Senhor.

Jesus chama por nós e assim que ouvirmos havemos de entrar pela porta que conduz a salvação e a vida em abundância. Não percamos esta oportunidade.

09/03/2021

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 09/03/2021
Reeditado em 09/03/2021
Código do texto: T7202364
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.