O GRÃO DE TRIGO DEVE MORRER... (João 12,20-33)

O contexto do evangelho deste 5º Domingo da Quaresma situa-se logo após a entrada de Jesus em Jerusalém, que também podem ser lidos em Mt 21,1-11; Mc 11,1-10 e Lc 19,29-40.

O texto do Evangelho segundo João, inicia afirmando que “havia alguns gregos entre os que tinham ido à festa para adorar a Deus (...) E queriam ver Jesus (Jo 12, 20. 22)

Estes gregos, povo pagão, ou seja, um povo que não era Judeu, um povo chamado de gentio, representa todos nós, “as ovelhas que não são deste aprisco” como nos diz Jesus em João 10,16, mas que precisam ouvir a voz de Jesus e formar nele um só rebanho com um só pastor. Demonstra-se assim, a universalidade da Salvação trazida por Jesus. Ele veio salvar a todos!

No v. 24 Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto." Com essa comparação Jesus demostra que (BORTOLINE:2019) “a morte é a condição para que o grão libere a capacidade de vida que possui. Se não morre também não gera vida. Se morre, de um só grão nascem muitos outros”. Então a necessária morte de Jesus, “é exatamente para isso que eu vim a esta hora” (Jo12,27). É a glorificação do Pai e do Filho: "Pai, glorifica o teu nome!” Nisso veio do céu uma voz: “Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo”" (Jo12,28)

Nos versículo 25-26, Jesus nos diz algo desconcertante: "Quem ama a sua vida, irá perdê-la; mas quem odeia a sua vida neste mundo, irá conservá-la para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará."

É o sinal de contradição. Não viver para servir ao mundo, mas, servir a Deus, que para o mundo é perder a vida...

E por fim no v. 32, o evangelho nos mostra com sua morte Redentora e consequentemente sua Ressurreição, sua Páscoa, Jesus atrai a todos para dar a Salvação: “E Quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim” (Jo 12, 32).

Atraídos pelo Cristo, grão de trigo que morre para nos dar a vida, percamos a vida para o mundo a fim de ganha-la para Deus na eternidade!

In caritate Christi,

Leandro Martins de Jesus

Referencias:

BORTOLINI,Padre José. Roteiros Homiléticos, anos A,B e C, Festas e Solenidades. Paulus, 2019.

Bíblia Ave Maria. Claretiana, 1988

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 21/03/2021
Código do texto: T7212230
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.