Jesus, a Rocha

1 Coríntios 10.4

Depois de atravessar o Mar Vermelho Moisés conduziu o povo pelo deserto e não demorou muito para ouvir reclamação de fome e sede. Como Moisés iria fornecer alimento e bebida para aquele tanto de gente? Ele de fato não conseguiu, mas recorreu ao Senhor Deus que milagrosamente enviou o maná e depois ordenou a Moisés ferir a rocha com o cajado para que saísse água.

Metaforicamente o deserto pode representar a vida longe de Deus, que lá no Gênesis colocou o homem num jardim onde havia quatro rios e uma variedade de árvores e frutos. A humanidade pecou e se afastou destas fontes preciosas, mais ainda afastou-se de Deus, a fonte de vida. Depois da saída do paraíso o homem passou a peregrinar pela terra que lhe daria a muito custo o alimento e a água, que na região do Oriente Médio são motivos de conflitos até os dias atuais.

Na passagem de 1 Coríntios 10.4 o apóstolo Paulo está lembrando os tempos do deserto. Diz o versículo que todo o povo bebeu da mesma bebida espiritual, que vinha da rocha espiritual, que era Cristo, que os seguia. É o Senhor quem provê água e comida para seu povo.

No contexto da situação do povo no deserto a rocha precisou ser ferida para que fornecesse água. Jesus ao ser ferido na cruz derramou água e sangue. O seu sacrifício devolveu vida aos que estavam mortos pelo pecado. A sua morte trouxe vida e esta nova vida é diferente da anterior antes da conversão e do batismo. É uma vida espiritual, uma vida que anseia e deseja comida e bebida espiritual. Jesus está relacionado com a fonte e com o que ela pode fornecer: a água.

Jesus no Sermão do Monte estabelece quem são os bem-aventurados e um deles é quem tem fome e sede de justiça. Os que assim vivem serão satisfeitos. Aqui Jesus estabelece um novo paradigma para fome e sede. Trata-se de um anseio, um desejo pela justiça, algo muito em falta no mundo decaído e dominado por pessoas afastadas de Deus.

Que possamos, então, primeiro matar nossa sede espiritual em Jesus, beber em Sua fonte e depois fazer fluir rios de água viva para um mundo injusto onde vivem pessoas sedentas por uma vida justa e digna.

15/03/2021

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 07/04/2021
Código do texto: T7226197
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.