PREPARANDO VIDAS PARA A EDUCAÇÃO RELIGIOSA

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas

forças..." Eclesiastes 9.10

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu,

envia-me a mim." Isaias 6.8

"...Ou o que ensina, esmere-se no fazê-lo". Romanos 12.7

Durante o mês de junho de 2021, a União Feminina Missionária Batista do Brasil comemora 113 anos de profícuo e laborioso trabalho nas igrejas e nas duas instituições de ensino, Seminário de Educação Cristã-SEC e Centro Integrado de Educação e Missões-CIEM.

O trabalho da União Feminina passou por inúmeras mudanças, mas seu trabalho sempre esteve voltado ao trabalho desde as Crianças, Mensageiras do Rei, sociedade de moças, Sociedade de Senhoras, hoje é chamado Mulheres Cristãs em Ação". São 113 anos de trabalho nas igrejas, braço direito da igreja e do pastor. Com literatura própria, tanto para adultos quanto para crianças, livro de meditação diária, "O Manancial", que tanto tem sido usado nos cultos domésticos das famílias. São muitas e variadas atividades, e ação social para mães e crianças carentes nas igrejas batistas em todo o Brasil, com a realização de uma Assembleia Geral anual, e as assembleias estaduais, as associações em igreja por bairros e cidades.

Mas, o trabalho em educação começou com a primeira aluna, que se deslocou do Amazonas para vir estudar no Recife. Sua história, nossa conhecida, e exemplo de determinação e vocação.

Os anos, décadas se passara, chegou o primeiro centenário, e lá se vão mais 13 anos depois. Muita coisa mudou, nós mudamos. O Seminário de Educação Cristã-SEC, em Recife, e o Centro Integrado de Educação e Missões-CIEM no Rio de Janeiro.

Preparar vidas vocacionadas para a educação cristã, atualmente, tem sido um grande desafio. Deparamo-nos com situações diversas e adversas em que o ato de preparar os conteúdos dentro de uma matriz curricular, e sua exposição via sala de aula, tomou um rumo bem diferente do que habitualmente fazíamos. Os professores, em suas disciplinas, trabalham voltados para o efetivo desenvolvimento dos vocacionados, ora que chegam as instituições para aprenderem ou para aprimorarem seus conhecimentos na função que executam.

Nosso desafio, hoje, em meio a pandemia que está longe de ir embora, e um possível retorno ao mundo que conhecíamos está cada vez mais distante, e, por conseguinte, enfrentamos as dificuldades tanto na exposição, quanto no tempo destinado a cada aula. E, as dificuldades que os alunos enfrentam ao usar ferramentas que muitas vezes não dominam e ou não dispõem em casa, como a CPU, notebook, tablete, e usam o celular como instrumento, que assumiu várias funções, incluindo fazer ligações e conversas em sites de relacionamento. Antes, enviávamos textos os mais diversos por e-mail, e hoje, usamos o Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram para envio de textos, vídeos, livros e conversas sobre assuntos acadêmicos, tanto em nível de reuniões com o corpo docente, quanto reuniões com alunos, etc., e quando divulgamos vídeos com aulas gravadas que dispomos no You tube.

O SEC desenvolveu ferramentas para que pudesse produzir, e ofertar seus cursos através de plataformas de Ensino a Distância, fazendo com que os novos alunos pudessem estudar em suas cidades natais, sem a necessidade de deslocamento, formando Pólos em vários estados do país, aumentando assim o número de alunos.

Há professores mais antigos que não gostam de usar o teclado do computador ou notebook, preferindo usar a máquina de escrever. Estão sendo desafiados a aprender a usá-los. Nós estamos aprendendo a usá-los, e ainda há muito que aprender pois é um tipo de conhecimento que se renova a cada estação, com novas invenções e atualizações.

O nosso antigo "normal" não mais existirá. As empresas públicas e privadas adaptaram-se ao "trabalho remoto", onde os funcionários exercem suas funções em casa. Percebe-se também, em decorrência desse "modus operandi" uma redução de custos, como consumo de água, luz, telefone, ar-condicionado, materiais de higiene, na própria jornada de trabalho, e consequente, redução na folha de pagamento, com a redução da carga horária, como forma de barganhar a permanência no trabalho, e assim, evitar demissões.

O funcionário passou a trabalhar em casa, e evidenciou que ele se tornou mais produtivo, ganhou em tempo pelo não deslocamento no trânsito, diminuindo o estresse. Porém, ficou também evidente que este funcionário passou a gastar mais água, luz, telefone, pelo uso de seu computador ou notebook, também passou a gastar com manutenção de equipamentos. Mas, há outros fatores que podem causar efeitos estressantes como a convivência maior com os familiares, e muitos conflitos desembocaram em audiência de divórcio, o uso de espaços comuns, destinados agora ao trabalho remoto, ausência de silêncio, interferência no seu entorno.

Acrescente a estes desconfortos, a internet que é insuficiente e cai a toda hora, computador que trava, não funciona. E, quando estamos em sala de aula virtual, passamos a ver alunos por uma janelinha minúscula, ou simplesmente ouvimos suas vozes através de salas online no Google Meet, no Zoom, no Voo, no Skype, etc.

Contudo, é uma oportunidade a mais, pois quando gravamos um vídeo e distribuímos pelo o YouTube, por exemplo, não fica apenas restrito ao nosso ambiente de sala de aula. Outros indivíduos podem acessá-lo. Assim, a medida em que ensinamos, pregamos a palavra através a nossa aula, da nossa postura, do modo como ensinamos, como tratamos nossos alunos, quando oramos com eles; quando deixamos que compartilhem suas experiências, quando nos comunicamos como facilitadores, incentivando-os a serem autores e responsável por seu próprio aprendizado.

Como professora de filosofia da educação trabalho conteúdos, porém contextualizando-os para as experiências dos alunos e as minhas. O último conteúdo que ministro é sobre a educação cristã na igreja: "Temas fundamentais a educação cristã". Nesse momento, discutiremos como o educador religioso, dentro do contexto da filosofia da religião, pode trabalhar em sintonia com seu pastor e com os líderes de área ministerial.

Concluímos que sem educação religiosa, sem a presença do educador religioso na igreja local, não há crescimento e aprimoramento no estudo da Palavra, nas mais variadas classes, seja na Escola Bíblica Dominical- E.B.D, ou qualquer que seja o nome que tenha na igreja local. Uma igreja que não dá importância a educação religiosa estará fadada a que "ventos de doutrinas" entre e causem problemas e até divisões em seu meio.

Nosso desejo e a nossa oração é que ousemos trabalhar com “temor e tremor”. Trabalhando de forma organizada, disciplinada, pedindo que o Senhor esteja conosco, e façamos a sua obra..

Que Deus nos proteja, nos guie e nos guarde, em nome do Senhor Jesus.