Jesus, o Santo

Marcos 1.24

Quando uma pessoa de um determinado grupo é diferente dos demais, principalmente no comportamento e nas atitudes, esta pessoa costuma atrair ciúmes e inveja. Ser diferente é um desafio num mundo em que as pessoas copiam comportamentos errados e contestados. O preço de ser diferente é ser caluniado de algo que não é ou não fez, de receber chacota, além de ser humilhado ou até mesmo rejeitado.

Jesus foi chamado de Santo por um espírito imundo que estava num homem numa sinagoga em que o Mestre ensinava. O endemoninhado interrompeu Jesus e finalizou sua fala dizendo que O conhecia, sabia que Ele era o Santo de Deus. O evangelista Marcos utilizou a palavra Hagios como tradução para Santo. Esta palavra no grego significa diferente, mais especificamente diferente do mundo. Já a palavra em português Santo vem dos romanos que cultuavam o deus Sancus, que não deixava violar promessas e juramentos, mandando-as cumprir, disto resultou o verbo sancire e o particípio passado sanctus, significando consagrado ou que deve ser tratado com respeito.

Do início ao fim do seu ministério Jesus de fato agiu de forma diferente daqueles que o rodeavam. Os primeiros contatos de Jesus com os fariseus já causaram indignação naqueles que tinha o poder da religião e preceitos estabelecidos, que muitas vezes contrariavam a própria lei de Moisés. A jornada de Jesus foi dura, repleta de calúnia, culminando com traição e por fim a crucificação. Pôncio Pilatos que foi responsável por julgar Jesus reconheceu que Ele fora levado ali por inveja dos fariseus, conforme Mateus 27.18.

Jesus deixou o padrão de como agir e pensar. Ele é o exemplo de santidade, ou melhor, de como ser diferente num mundo decaído e que está entregue ao maligno. Em 1 Pedro 1.15 e 16 diz que considerando a santidade de Jesus, devemos nos tornar santos nas nossas atitudes. O apóstolo Pedro ainda cita Levítico 20.7 em que ordena que sejamos santos porque o SENHOR é Santo. No original em hebraico significa Kadosh, que tem a ver com estar limpo moralmente ou cerimonialmente. O recado está dado: sejamos santos, sejamos diferentes, limpos, longe da contaminação deste mundo mal. Finalizo com a exortação de Paulo em Romanos 12.1 e 2: Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. 2E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

18/08/2021

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 18/08/2021
Código do texto: T7323169
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.