Jesus, o Mediador

1 Timóteo 2.5

Suponha que duas pessoas firmaram um contrato com obrigações de ambas partes. Aconteceu de uma delas romper uma cláusula. Causando divisão e seu afastamento da sociedade. Passado um tempo o responsável pela quebra viveu de maneira oscilante, não tendo muita prosperidade em seus negócios, já o outro lado sempre esteve bem. Ocorre que a parte prejudicada ainda tinha interesse que a sociedade voltasse a dar certo, por isto encarregou de encontrar um mediador para resgatar a sociedade outrora perdida. Cabe ao mediador juntar as duas partes novamente.

O Senhor Deus criou os céus e a terra, criou o homem e a mulher. Ordenou a Adão que cuidasse do jardim, dos animais e ordenou que não comesse da fruta do conhecimento do bem e do mal. Adão devia zelar para que estar ordens fossem cumpridas. Deus e o homem se encontravam em reuniões diárias. Adão tinha um relacionamento ideal com seu Senhor, embora a relação não fosse de igual para igual, havia uma aliança ali com seus termos.

Ocorreu que Adão e Eva quebraram uma cláusula da aliança. Trazendo as penalidades “previstas na lei”. A pior de todas foi o afastamento da “sociedade”. Adão e Eva foram viver de maneira errante, embora o Senhor agia com providência para com a raça humana. Uma vez cometido o pecado o homem perdeu a capacidade de obedecer e satisfazer a vontade do Senhor. Veio a lei de Moisés só para escancarar o que o Senhor esperava e o que homem não conseguiria fazer: integridade moral, a forma correta de cultuá-Lo e como o homem deve viver entre seus iguais. Claro que não conseguiram.

O Deus Pai de infinito amor e misericórdia proveu um Mediador para que a relação fosse refeita. Enviou seu Filho Amado para também ser homem, embora imune do pecado, Jesus viveu como ser humano, vivendo todas as mazelas, dores, tristezas, para de certa forma se assemelhar ao homem criado. Veio a morrer porque era homem, mas ressuscitou porque não tinha culpa. Eis o perfeito Mediador. Em 1 Timóteo 2.5 o apóstolo Paulo diz que só há um mediador entre Deus e o ser humano, Jesus homem. No original grego a palavra mediador significa aquele que está no meio, aquele que intercede e reconcilia.

Para juntar duas partes que estavam separadas era necessário um mediador. Mas não serve qualquer mediador. Há de ser Um mediador que tenha a natureza de Deus e também a natureza humana. O Deus Pai que não peca não sabe entre aspas a dificuldade que é não pecar assim como o homem não tem a capacidade e muitas vezes nem a vontade de ser íntegro, correto e verdadeiro. Jesus fez a mediação e resgatou a relação colocando no homem um novo coração, capaz de obedecer, querer agradar ao Seu Deus e, por outro lado, quando o homem peca Jesus está lá ao lado do Pai intercedendo pelo perdão ao pecador para o Senhor, dizendo: dá mais uma chance, não é fácil, mas ele quer acertar.

22/09/2021

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 22/09/2021
Código do texto: T7347891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.