O SEMEADOR

Igreja Batista Shekhinah, 20 de dezembro 2017

Leiamos:

Marcos 4

INTRODUÇÃO

A) O nome de Jesus se popularizava pelas províncias ao redor de Jerusalém, as pessoas se deslocavam de lugares distantes até chegar onde Jesus se encontrava, os motivos eram diversos, muitos iam em busca de cura, alguns o procuravam porque sabiam que onde Jesus estava sempre tinha algo pra comer, em alguns casos até em abundância, outros estavam ali para experimentá-lo arrespeito do que ele dizia ser.

B) Essa aproximação com as pessoas certamente fez com que jesus levantasse um paralelo entre os diferentes grupos que se dirigiam até ele, de modo que proferiu a tão popular parábola do semeador. Os argumentos são tão convincentes que dispensam explicação adicional. Sendo assim busco apenas contextualizar com a contemporaneidade.

1 Parte da semente caiu a beira do caminho

A) Embora Jesus realizava muitos sinais e maravilhas, os milagres objetivavam chamar a atenção das pessoas ao arrependimento e conversão dos pecados.

A primeira parte da semente caiu a beira do caminho. Caminho é o lugar de passagem, se há uma semente ali, não há possibilidade de haver cultivo, primeiro que no caminho a semente seria facilmente pisotiada, e as demais servida a pássaros, sem que houvesse penetração no solo infértil. Assemelha-se ao pregador que lança a palavra em um lugar onde diferentes grupos étinicos, culturais, transitam, e ali há um grupo específico que não tem interesse de cuidar do que recebeu.

Vindo o maligno e retira do coração a palavra semeada.

B) O pecador revelado aqui é o indivíduo que teve a oportunidade de ouvir a palavra de Deus, seja na igreja que ele costuma frequentar, seja em um logradouro público, ou através dos meios de comunicação, no entanto por seu coração está enraigado com múltiplos ensinamentos científicos e religiosos, chega a considerar como mais uma religião apresentada a ele. Que por alguma razão está no lugar do ensinamento da palavra de Deus. Porém não está ali pela palavra.

Além de não guardar a palavra ainda distorce quando vê alguém interessado. O pregador mesmo a beira do caminho não deixou de semear. A palavra é boa, mas o pecador não se permitiu envolver

3 Outra parte caiu em solo Rochoso

A) O segundo exemplo, temos parte da semente que caiu em um solo rochoso, o máximo que as pedras acumulam é limo e poeira, não tem substrato necessario para suster a semente.

B) Esse se assemelha ao novo convertido, que é atraído pelos grandes eventos religiosos, logo se vê animado, fervoroso, quer evangelizar, quer promover eventos.

Não muito tempo depois, encontra dificuldades, percebe que o caminho é mais apertado do que lhe contaram, mas o solo ou coração pedregoso não tem elementos suficientes para suportar as tentações desse mundo, por estar exposto ele é confrontado com outros credo religiosos e por conta das pressões não permite que a verdade de Cristo mude o seu interior. Prefere que o evangelho de Cristo se adpte ao seu modo de vida. Só poque não quer se indispor com os amigos, com o patrão. Por não ter raízes forte, logo esmurece e morre.

4 Outra parte caiu entre os espinhos.

A) há aquela porção que o semeador lançou a semente e caíu entre os espinhos. Até tem potencial para crescer e dar frutos, em geral são aquelas sementes acolchoadas entre os arbustos, não sofre interferencia do sol, das aves, das pedras, encontra suficiente umidade e nutriente para germinar, mas não dura o suficiente para florar.

B) Em geral são aquelas pessoas que inicialmente recebem bem a palavra, mas logo é seduzido pelos prazeres do mundo, sao pessoas que não se abstém aos convites da bebedeira, do uso de entorpecente, do consumismo desenfreado, do desejo imcompulsivo de luxar, de aparentar ser melhor que os demais. Esses hábitos torna o indivíduo infértil no reino de Deus.

C) Por outro lado, atualmente temos outros tipos de abrolhos. Esses não estão no coração do recém convertido, são abrolhos externos. Os novos convertidos são bem recebidos na igreja, mas quando começam se destacar nos trabalhos ministeriais, são bloqueados pelos grupos que disputam o poder dentro da congregação e que impedem o crescimento espiritual do corpo de Cristo. O ideal é que dentro das igrejas só houvesse unidade, mas não é assim, existe os arbustos de espinhos, que diante de uma recusa, faz questão de apresentar os anos de crente que ele possui, a regularidade em dizimar, os cargos que ocupou, e esses não admitem em hipótese nenhuma ter suas funções disponibilizadas aos mais novos, porque se sente superior aos demais. Por isso ele instiga a desordem àqueles que chegam para florir.

O novos convertidos até crescem bem, mas antes de frutificarem, são sufocados pelos espinhos, que não permitem crescimento por conta da daqueles cujo coração espinham inveja e discórdia.

5 Caiu em terra fértil

A) A última parte revela o mesmo semeador com a mesma espécie de semente, Porém agora mais cuidadoso, agora o semeador observa o tempo cronológico, ele tem um tempo específico para semear, se ele continuar semeando em áreas inférteis chega o tempo da colheita e nada ele terá para colher. Agora esse mesmo semeador que propiciou a semente a todos os solos, almeja um resultado mais qualitativo.

B) Assim é o reino de Deus. Muito já se pregou através dos meios de comunicações, nos diferentes templos espalhados no mundo. A vinda do filho de Deus Está próxima, a palavra está sendo anunciada aos quatro cantos, mas há momento que é necessário deixar de semear em solos inférteis e cuidar melhor de quem quer aprender mais de Deus.

Conclusão

A) no primeiro momento o semeador tem compromisso de lançar a semente em diferentes solos. Até porque ele anseia que todo tipo de solo se adeque a boa semente. A palavra de Deus precisa ser anunciada a todos indistintamente, até para que ninguém venha dizer naquele dia que não ouviu a palavra. Quem tem o dever de anunciar é o pregador, mas a decisao de mudar é do pecador.

B) As sementes são da mesma árvore.

As semente que são cuidadosamente selecionadas não podem sofrer mutação para se adequar ao solo, tem características próprias. Não é a palavra de Deus que tem que se adequar ao modo do crente. a palavra é imutável.

O solo é que precisa de correção para receber a boa espécie da semente.

Aquele que é caminho precisa deixar de ser passagem de doutrinas vãs e passar a ser solo fértil. Aquele que é Rocha precisa se permite ser esquadrinhado pelo Espírito Santo aponto de voltar a ser insumos para receber a palavra. Os hospedeiros de espinho precisam se encher de amor aponto de propiciar ao semeador uma colheita satisfatória.

O objetivo do semeador Jesus é fazer com que a palavra de Deus alcance os corações das pessoas e provoque frutos de arrependimento e como expresso na parabola, uma produziu cem, outra sessenta e outra trinta.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Joanilson Mendes