Homilia do 1°) Dom do Advento (Lc 21,25-28.34-36)(28/11/21)

 

Caríssimos, a Igreja hoje inicia o tempo forte do Advento em preparação para o Natal do Senhor, em que celebramos a sua primeira Parusia já preparando a sua segunda vinda. De fato, é um tempo de muita espectativa e cheio de esperança; tempo de conversão, vigilância e oração. Como vimos pela experiência dos Apóstolos nos escritos do Novo Testamento, em que todos os que se encontraram com o Senhor Jesus mudaram de vida.

 

O Salmo responsorial desta liturgia nos mostra o quanto a oração é importante no encontro com o Senhor, assim reza o salmista: "Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!" E acrescenta: "O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho."

 

De fato, todas essas ações foram manifestadas pelo Senhor Jesus, pois, até então a humanidade conhecia Deus pela Lei, pelos profetas e pelo testemunho do povo eleito, a partir da vinda do Senhor como o Messias esperado, passamos a conhecer Deus pessoalmente por Ele, Seu Filho amado, bem como meditamos na Carta aos Hebreus: "Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas." (Hb 1,1-2).

 

Com efeito, na primeira vinda o Senhor Jesus entrou em nossa história por obra e graça do Espírito Santo que o gerou no seio de Maria sempre virgem; e que por sua encarnação se cumpriram todas as promessas que Deus havia feito ao povo eleito no Antigo Testamento. Desse modo, na sua primeira vinda o Senhor Jesus revelou o Pai celestial, o Seu Reino de amor e a Sua Justiça que se cumprirá na íntegra nos libertando do pecado, da morte e do poder do inferno.

 

Portanto, caríssimos, escutemos atentamente estas palavras de São Paulo nos preparando para a segunda vinda de Cristo: Irmãos, "O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos."

 

Destarte, meditemos ainda com estas palavras do salmista: "Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança." Ou seja, nos é dada a graça de vivermos a surpresa contínua do encontro com o Senhor, aqui e por toda a eternidade.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.