Homilia do 2°) Dom do Tempo de Advento (Lc 3,1-6)(05/12/21)

 

Caríssimos, quando há uma profunda interação entre a alma e Deus na oração, a fé se torna uma experiência sensível como numa grande amizade, porém, com uma imensa diferença, que é uma moção íntima capaz de leva-la ao êxtase, é como se a invisibilidade divina se tornasse visível aos seus olhos. Ora, a isso chamamos de experiência mística, a mesma que os Patriarcas, os Profetas, Maria Santíssima, Isabel, João Batista e todos os santos e santas viveram durante toda a sua vida de comunhão com Deus neste mundo. 

 

Com efeito, a liturgia de hoje nos mostra como Deus, por meio do Profeta Baruc, revela a sua imensa ternura pelo seu povo, o revestindo dos mais belos adornos: "Despe, ó Jerusalém, a veste de luto e de aflição, e reveste, para sempre, os adornos da glória vinda de Deus. Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus e põe na cabeça o diadema da glória do Eterno." (Br 5,1-2)

 

De certo, vemos essa experiência também na segunda leitura em que Paulo revela o quanto ama os Filipenses, e como reza por eles: "Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus. E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, para discernirdes o que é melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus". (Fl 1,8-11).

 

No Evangelho de hoje vemos que num contexto histórico preciso, isto é, o domínio do Império Romano sobre o povo eleito, Deus enviou João Batista em cumprimento a Profecia de Isaías para anunciar a vinda do seu Filho como o Messias esperado: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus’". (Lc 3,4b-6).

 

Portanto, caríssimos, o nosso Grande Deus e Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo, se encontra no meio de nós, presente sensivelmente na Sua Santa Igreja, Sacramento Universal da salvação, que anuncia dia e noite a Sua Palavra, administra os Santos Sacramentos e reúne o seu povo eleito em vista da Plenitude do Reino de Deus que se aproxima. 

 

Destarte, preparemo-nos para a sua vinda definitiva que pode acontecer a qualquer momento para cada um de nós, ou para todos. De fato, não sabemos nem o dia nem a hora, por isso mesmo nos preparemos, como nos ensinou são Pedro: "Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por Ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz." (2Pd 3,18).

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.